Semana 3 História do Brasil

Unicamp - 2010

Segundo o historiador indiano K. M. Panikkar, a viagem pioneira dos portugueses à Índia inaugurou aquilo que ele denominou como a época de Vasco da Gama da história asiática. Esse período pode ser definido como uma era de poder marítimo, de autoridade baseada no controle dos mares, poder detido apenas pelas nações europeias.

(Adaptado de C. R. Boxer, O Império Marítimo Português, 1415-1835. Lisboa: Edições 70, 1972, p 55.)

a) Quais fatores levaram à expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI?

b) Qual a diferença entre o domínio dos portugueses no Oriente e na América?

Resposta:

a) O candidato poderia mencionar, por exemplo, o comercio lucrativo de especiarias, a busca de rotas alternativas para o Oriente, a aliança entre o rei e a burguesia, que possibilitou o financiamento das expedições marítimas, entre outros fatores.

b) O candidato deveria mencionar que o domínio no Oriente era caracterizado pelo estabelecimento de feitorias, buscando o comercio; enquanto o Brasil se tornaria uma possessão de Portugal, no interior de um empreendimento colonial destinado a produzir mercadorias a serem exportadas.          

PUC-Campinas - 2009

Durante a expansão marítimo-comercial européia, navegar foi preciso e muitos se aventuraram movidos por todo tipo de interesse, inclusive a pirataria, atividade que remonta à Antigüidade mas que contribuiu para o intenso fluxo de navegação nessa época. Pode-se considerar conseqüência da pirataria dessa fase histórica

Fuvest - 2008

"Os cosmógrafos e navegadores de Portugal e Espanha procuram situar estas costas e ilhas da maneira mais conveniente aos seus propósitos. Os espanhóis situam-nas mais para o Oriente, de forma a parecer que pertencem ao Imperador (Carlos V); os portugueses, por sua vez, situam-nas mais para o Ocidente, pois deste modo entrariam em sua jurisdição."

Carta de Robert Thorne, comerciante inglês, ao rei Henrique VIII, em 1527.

O texto remete diretamente

UFRGS - 2010

No processo de transição entre a Idade Média e a Moderna houve uma lenta transformação das mentalidades. Enquanto no medievo os homens viviam dentro de uma ordem social estamentária, na modernidade o privado passou a ser valorizado. Essa nova forma de pensar foi representada pela busca dos bens materiais, caracterizada na Idade Moderna por dois fenômenos históricos, o primeiro chamado de Mercantilismo e o segundo de Navegações. Sobre estes, considere as afirmativas:

I) O mercantilismo foi um movimento voltado para a aquisição de metais, com o objetivo de aumentar as reservas de riquezas das monarquias, apoiado pela Igreja e direcionado para conquistar a Terra Santa;

II) As Navegações marítimas não tiveram como motivador apenas os interesses comerciais, mas, também, o desejo de conhecer o maravilhoso, o fantasioso e o desconhecido;

III) O mercantilismo foi uma teoria econômica que privilegiava a aquisição da mercadoria, mas desprezava o metal;

IV) Os Estados mercantilistas investiram nas navegações como forma de ampliar territórios, de buscar metais preciosos e de explorar as novas colônias como mercados fornecedores de matéria-prima e ao mesmo tempo como consumidores;

V) O que auxiliou os navegadores da Idade Moderna foi a abundância de mapas, que contava muito com a contribuição dos mapas antigos;

VI) As práticas mercantilistas tiveram como principais características a intervenção do Estado na economia e a regulamentação dos investimentos públicos, de forma a acumular capital.

Leia atentamente e assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Fuvest - 2009

"Da Armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas."

Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do

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