Semana 3 Biologia

Unicamp - 2007 - 2a fase
Analise o gráfico abaixo, no qual é mostrada a variação do nível de oxigênio na atmosfera terrestre em função do tempo em bilhões de anos.


a) Em que período (A ou B) devem ter surgido os primeiros organismos eucariotos capazes de fazer respiração aeróbica? E os primeiros organismos fotossintetizantes? Justifique as duas respostas.
b) Qual organela celular foi imprescindível para o aparecimento dos organismos eucariotos aeróbicos? E para os organismos eucariotos fotossintetizantes?
c) Explique a teoria cientificamente mais aceita sobre a origem dessas organelas. Dê uma característica comum a essas organelas que apóie a teoria.

Resposta:

a) O período A representa o surgimento dos primeiros organismos fotossintetizantes, pois a seguir verifica-se o aumento na taxa de oxigênio atmosférico. O ponto B representa o surgimento dos primeiros organismos eucariontes aeróbicos, pois nesse momento já existia oxigênio necessário a ocorrência da respiração celular aeróbica.
b) A organela essencial aos organismos eucariontes aeróbicos é a mitocôndria, responsável pela respiração celular aeróbica. Para os organismos eucariontes autótrofos a organela essencial é o cloroplasto, responsável para a fotossíntese.
c) A Teoria da Endossimbiose cita que cloroplastos e mitocôndrias, em tempos remotos, teriam sido células procarióticas, que se associaram mutualisticamente às células eucarióticas; com o tempo, a interação foi tão intensa que os seres procariontes passaram a ser organelas integrantes. As características presentes nas mitocôndrias e cloroplastos que apóiam a Teoria da Endossimbiose são: presença de DNA e ribossomos próprios.

A ingestão em quantidades elevadas de aspirina (5 a 10 gramas, no caso de crianças) pode acarretar o bloqueio da respiração celular, um quadro de intoxicação fatal.

Texto extraído do Jornal Universitário da UFSC, publicado em Julho de 2001, p.12.

Sobre o processo de respiração celular, verifique quais das proposições adiante são verdadeiras e depois assinale a alternativa correta:

1. ( ) Parte dele acontece no hialoplasma, quando ocorre a quebra da molécula de glicose.
2. ( ) Durante a glicólise, uma molécula de seis carbonos é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos, produzindo energia sob a forma de ATP.
3. ( ) Esse processo é menos eficiente na obtenção de ATP do que a fermentação, já que esta independe da presença de oxigênio e de glicose.
4. ( ) Uma organela fundamental para a sua ocorrência é o cloroplasto, que permite a entrada de glicose na célula.
5. ( ) Ao seu final, são produzidas moléculas de gás carbônico, água e ATP.
6. ( ) Algumas etapas desse processo ocorrem dentro das mitocôndrias.

 

A origem da vida parece ter ocorrido há cerca de 3.400 M.a., quando o planeta Terra teria já 1.000 a 1.500 M.a., e os seres vivos conservam em si marcas do seu passado. Atualmente, há reconhecidamente duas formas de organização celular entre os seres vivos: a célula procariótica e a célula eucariótica, que provavelmente originaram-se de organismos ancestrais, a partir de eventos evolutivos e interações com os ecossistemas em que habitavam. Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam derivado da invaginação e especialização da membrana plasmática da célula procariótica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica se deve ao desenvolvimento de associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres, que ocorreram em três etapas:

(1) Uma célula proto-eucarionte hospedou uma bactéria aeróbia, obtendo assim a mitocôndria; 

(2) Esta célula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta  obtendo  assim  cílios,  flagelos  e citoesqueleto; 

(3) Finalmente, esta  célula  proto-eucarionte hospedou uma cianobactéria e obteve assim os plastos. É verdadeiro que:

I.  Esta hipótese chamada Teoria  Endossimbiontica  é muito  improvável  porque  a  simbiose  raramente ocorre na Natureza.

II.  A síntese protéica em mitocôndrias e cloroplastos não ocorre na presença de substâncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol.

III.  A membrana que envolve as mitocôndrias e plastos é dupla, o que sugere que a bactéria endossimbionte foi fagocitada pela célula proto-eucarionte.

IV.  Houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica,  inclusive  permitindo  a  maturação  de proteínas.

V. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos, não têm DNA próprio e, portanto não podem fazer divisão autônoma. 

Indique a alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras.

De acordo com a hipótese endossimbiótica para a origem de algumas organelas eucarióticas, as bactérias primitivas associaram-se às células eucarióticas primitivas. Como exemplo de organela presente em quase todas as células que formam o nosso corpo, podemos citar o(a):

Indique a opção que apresenta a afirmativa correta sobre a respiração celular:

UOL Cursos Online

Todos os cursos