Semana 26 Português

ENEM 2007
A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.


Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:

Unicamp 2008
A carta abaixo reproduzida foi publicada em outubro de 2007, após declaração sobre a legalização do aborto feita por Sérgio Cabral, governador do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre a declaração do governador fluminense, Sérgio Cabral, de que "as mães faveladas são uma fábrica de produzir marginais", cabe indagar: essas mães produzem marginais apenas quando dão à luz ou também quando votam?
(Juarez R. Venitez, Sacramento-MG, seção Painel do Leitor, Folha de São Paulo, 29/10/2007.)

a) Há uma forte ironia produzida no texto da carta. Destaque a parte do texto em que se expressa essa ironia. Justifique.
b) Nessa ironia, marca-se uma crítica à declaração do governador do Rio de Janeiro. Entretanto, em função da presença de uma construção sintática, a crítica não incorre em uma oposição. Indique a construção sintática que relativiza essa crítica. Justifique.

Resposta:

a) "... essas mães produzem marginais apenas quando dão à luz ou também quando votam?" A declaração do governador do Rio de Janeiro diz que mães faveladas dão à luz bandidos, criminosos. O leitor, ironicamente, faz referência implícita aos escândalos recentes que envolvem a política nacional. Assim, questiona-se a honestidade de vários políticos, inclusive a do próprio governador.

b) A crítica ao governador deveria ser feita com a oração coordenada alternativa iniciada pela conjunção ou (com sentido excludente). No entanto, a idéia de oposição desaparece ou fica relativizada pelo uso da palavra também, que passa a admitir o ponto de vista do governador. Ironicamente, o autor da carta, por uma construção sintática equivocada, passa a aderir àquilo que desejava condenar.

ITA 2009
Considere o trecho abaixo:
"Após a passagem do fogo, as folhas e gemas (aglomerados de células que dão origem a novos galhos) sofrem necrose e morrem. As gemas que ficam nas extremidades dos galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais, quebrando a linearidade do crescimento."

Nesse trecho, as orações adjetivas permitem afirmar que
I. nem todas as células produzem novos galhos.
II. algumas gemas se localizam nas extremidades dos galhos.
III. todas as gemas internas nascem em outros pontos do galho.

Está(ão) correta(s)

Enem 2007
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico.
Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas (...)
Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.

O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.

Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a

Fuvest 2007
Dos recursos linguísticos presentes nos quadrinhos, o que contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é a

UOL Cursos Online

Todos os cursos