Semana 25 Geografia

ENEM 2010
Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Huditec, 1996.

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é

ENEM 2009
Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes.
Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é

Unicamp 2007
A expansão e reprodução do "complexo cafeeiro" não significou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos "espaços" para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.
(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880 - 1990). Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p. 34-35).

A partir do texto acima responda:
a) O que caracteriza o chamado "complexo cafeeiro"?
b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?
c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Resposta:

a) O "complexo cafeeiro" pode ser entendido como a economia que se formou em relação à produção, escoamento, comercialização e exportação do café no Estado de São Paulo, principalmente entre a segunda metade do século XIX e a década de 1930. Esse "complexo cafeeiro" permitiu a formação de capitais que, conforme o enunciado da questão, possibilitaram a dinamização do comércio, serviço e indústria. O emprego de mão-de-obra imigrante assalariada em São Paulo conferiu a particularidade desse Estado como mercado consumidor destacável no processo de industrialização brasileira que se acentuou no século XX.

b) As ferrovias permitiram a integração de áreas cada vez mais distantes do porto de Santos. As ocorrências dos solos férteis de origem basáltica, terra roxa, no interior de São Paulo, exigiram uma via de transporte mais rápida e com maior capacidade de escoamento. O uso desses solos férteis permitiram ganhos de produtividade que deram maior competitividade ao café nacional, estimulando assim sua contínua expansão até 1930. Desse modo, o norte, noroeste e oeste do Estado passaram a integrar o "complexo cafeeiro" paulista.

c) O "complexo cafeeiro" estimulou a dinamização das relações comerciais, exigindo uma infraestrutura urbana em diversas cidades que fosse compatível com o volume da produção e dos capitais movimentados. Da mesma forma, as ferrovias instaladas para o escoamento da produção cafeeira permitiram um aumento dos fluxos de trocas comerciais entre cidades como Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo e Santos, fazendo dessas cidades importantes pólos econômicos para as suas regiões.

ENEM 2010
No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em:http://www.transportes.gov.br. Acesso em: 27 jul.2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a

ENEM 2009
A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante.


Assim,

UOL Cursos Online

Todos os cursos