Semana 22 Geografia

UFG 2009
No período atual, caracterizado pela globalização, verificam-se novas redefinições do espaço geográfico. O Brasil sofreu os reflexos dessa reorganização. Nessa estrutura espacial, a região Norte é a que

Unifesp 2009
No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram

Unemat 2007
Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Gêiser propôs uma nova divisão regional do espaço brasileiro, apresentando três grandes complexos regionais. Esta nova divisão não sucumbiu àquela oficialmente determinada pelo IBGE, mas orientou para uma nova forma de ler e interpretar o território brasileiro, sobretudo no que diz respeito aos aspectos geoeconômicos.


Com base no enunciado e no mapa acima, pode-se AFIRMAR que:

Unicamp 2010
Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda às questões:

"Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento no planalto central do país.

a) O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traça um retrato "cantado" do Brasil. Segundo algumas interpretações, na música Tropicália o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil, principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?
b) Brasília, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construção no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Império. Aponte duas justificativas para a construção de Brasília.

Resposta:

a) No segundo verso, a canção se refere ao rodoviarismo como opção de transporte (após a chegada das montadoras de automóveis) e integração do território. No sétimo verso, à inauguração de Brasília, ocorrida em 1960.

b) Justificativas simbólicas: construir uma nova capital seria como construir um novo Brasil; ela seria o símbolo irradiador de um suposto progresso e legitimaria o poder central em todo o território (segurança nacional).
Justificativas políticas: a construção de Brasília buscou isolar o poder central das pressões políticas das massas urbanas do eixo RJ-SP; representa uma tentativa de diminuir o risco da tomada da capital do país por revoltas sociais e em suposto ataque ou invasão estrangeira do território brasileiro pelo litoral.
Justificativas econômicas: Brasília favorecia o contato entre a faixa litorânea e o interior do país, criando um elo entre áreas dinâmicas e estagnadas, o que possibilitaria maior integração do território e o rompimento com o padrão espacial dos "arquipélagos". Ou seja, a construção de Brasília visava à ocupação efetiva da porção central do território, à interiorização do povoamento e à integração regional; alavancaria a industrialização em curso no país, com a abertura e consolidação de mercados; constituiria um pólo para absorver excedentes demográficos de áreas rurais mais valorizadas; seria um "nó" da rede viária em construção e ponto de partida para a abertura de novas frentes de expansão do capital e para a geração de empregos.

ENEM 2007
A tabela abaixo representa, nas diversas regiões do Brasil, a porcentagem de mães, que, em 2005, amamentavam seus filhos nos primeiros meses de vida.


Ao ingerir leite materno, a criança adquire anticorpos importantes que a defendem de doenças típicas da primeira infância. Nesse sentido, a tabela mostra que, em 2005, percentualmente, as crianças brasileiras que estavam mais protegidas dessas doenças eram as da região

UOL Cursos Online

Todos os cursos