Semana 21 História Geral

FGV - 2009

Uma das conferências que selaram o fim da II Guerra Mundial (1939-1945), a Conferência de São Francisco, originou a Carta de São Francisco (26 de junho de 1945), que estabeleceu a Organização das Nações Unidas (ONU). Seu artigo 23 estabelece os Estados Unidos da América, a União Soviética (URSS), a França, a Grã- Bretanha e a China como membros permanentes do Conselho de Segurança, órgão responsável pela "manutenção da paz e segurança internacionais", podendo declarar ou vetar guerras em nome de todos os membros. A escolha desses países deve-se:

FUVEST - 2009

As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.

Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações a seguir.

I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

Está correto o que se afirma em:

UPE - 2010

As grandes guerras mundiais provocaram dificuldades nas relações internacionais, gerando ressentimentos e disputas diplomáticas. Os Estados Unidos procuraram fazer valer sua influência no mundo e confirmar suas conquistas políticas. Na Conferência de Potsdam, as divergências eram evidentes entre os aliados.

Nessa perspectiva, as relações entre as nações

UEPG - 2010

A II Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, marcou a derrota do nazifascismo e a origem de uma nova ordem mundial. A respeito desse conflito e de seus antecedentes, assinale VERDADEIRO ou FALSO.

1) Oficialmente a II Guerra Mundial teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha e com a declaração de guerra por parte da Inglaterra e da França aos germânicos.  

2) Apesar da proximidade com a Europa, o norte da África foi uma região na qual não se registrou nenhum combate envolvendo as forças do Eixo e os Aliados.  

3) A entrada efetiva dos Estados Unidos no conflito se deu logo após o ataque nipônico à base militar de Pearl Harbour, no Havaí.  

4) Uma das maiores surpresas produzidas pela II Guerra Mundial foi a aliança entre a Alemanha nazista de Hitler e a União Soviética comunista de Stalin, a qual só foi desfeita após o final do conflito e da tomada de Moscou pelos norte-americanos.

Mackenzie - 2010

"O inimigo é cruel e implacável. Pretende tomar nossas terras regadas com o suor de nossos rostos, tomar nosso cereal, nosso petróleo, obtidos com o trabalho de nossas mãos. Pretende restaurar o domínio dos latifundiários, restaurar o czarismo... germanizar os povos da União Soviética e torná-los escravos de príncipes e barões alemães...

(...) em caso de retirada forçada... todo o material rodante tem que ser evacuado. Ao inimigo não se deve deixar um único motor, um único vagão de trem, um único quilo de cereal ou galão de combustível. Todos os artigos de valor (...) que não puderem ser retirados, devem ser destruídos sem falta."

Após 70 anos da 2ª Guerra Mundial, o discurso acima, de Joseph Stálin, nos remete

UOL Cursos Online

Todos os cursos