Semana 21 Geografia

PUC RIO 2004
A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir, de forma mais decisiva, na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que NÃO apresente um objetivo desses programas e planos regionais.

ENEM 2010
No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul. 2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a

ENEM 2009
A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante.


Assim,

Unicamp 2008 - 2a fase
Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Também caberia ao Instituto produzir informações cartográficas, bem como propor e instituir uma regionalização do território brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos históricos da regionalização do território brasileiro. Pergunta-se:


a) Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território?
b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?

Resposta:

a) O IBGE elabora a divisão regional do Brasil em 1940, visando organizar o conhecimento sobre o país, promover programas de ensino e estabelecer um quadro nacional oficial para as informações estatísticas. A divisão regional do país é feita a partir da geografia física, como se fazia na época, tentando definir cada grande região brasileira a partir dos fatos físicos, destacando entre eles um que seria o principal.

b) O estado de Tocantins foi desmembrado do estado de Goiás. Ele foi inserido na região Norte do país devido às suas características físicas, humanas e econômicas semelhantes aos desta região, atendendo aos critérios da atual divisão regional do Brasil.
Essa inserção é polêmica e criticada por vários autores que defendem a ideia do estado de Tocantins na região Centro-Oeste por apresentar também semelhanças com essa região. No estado de Tocantins existe uma verdadeira transição dos aspectos físicos, humanos e econômicos entre as regiões Norte e Centro-Oeste.

Unicamp 2009
Os dados recentes sobre analfabetismo no Brasil e nos países da América Latina e Caribe, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008), revelam importante aspecto das diferenças regionais.


a) Em termos regionais qual a situação da distribuição das taxas de analfabetismo no Brasil? De que maneira isso influencia a manutenção das desigualdades regionais?
b) Entre os países citados, qual apresenta a maior taxa de analfabetismo? De que maneira a situação política desse país contribui para explicar tal fato?

Resposta:

a) As taxas de analfabetismo no Brasil refletem a profunda desigualdade sócio-econômica entre as regiões. Enquanto o Nordeste apresenta uma taxa de 19,9%, a região Sul tem taxas de 5,4%.
Como o nível educacional é fundamental para inserção do indivíduo no mercado de trabalho, as regiões onda as taxas de analfabetismo são maiores apresentarão um número de desempregados e trabalhadores na informalidade também maiores, perpetuando essas desigualdades regionais.

b) O Haiti, considerado o país mais pobre da América, possui a maior taxa de analfabetismo, com 37,9%, sendo que desde a década de 90, o país passa por profunda instabilidade política, o que acabou resultando no agravamento da crise econômica. A partir de 2004, a ONU tem destacado várias missões na tentativa de promover uma estabilização política na região, inclusive com a participação do Brasil

UOL Cursos Online

Todos os cursos