Semana 21 Biologia

UFRR 2008
"O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a 'píula-do-amor', possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina - que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários."
Adaptado: Superinteressante, set./2000.

Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo:
I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.
II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo nunca em sentido contrário.
III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.
Marque a opção que julgar verdadeira:

UFJF 98
O "crack" é uma droga que atua no cérebro, alterando a fisiologia das sinapses nervosas, o que pode levar a paradas cardíacas e convulsões. Sobre as sinapses entre neurônios é INCORRETO afirmar:

UFRJ 2000
Os gráficos a seguir representam, em termos percentuais, as causas de mortalidade num país desenvolvido (figura A) e num país em desenvolvimento (figura B).

 


a) Indique três fatores que justifiquem a grande diferença, entre os dois países, nas mortes ocasionadas por doenças infecciosas.
b) Justifique a menor porcentagem de casos de morte devido a câncer no país em desenvolvimento. (Não considere a possível influência de poluentes ambientais)

 

Resposta:

a) Os países em desenvolvimento, em geral, possuem um sistema de saúde pública deficiente. A ausência de tratamento de água, o precário controle da qualidade de alimentos e a inexistência de programas de educação sanitária favorecem a ocorrência de doenças infecciosas, ocasionando a morte, principalmente, de crianças.
b) O câncer, em geral, desenvolve-se num período mais tardio da vida. Como a esperança de vida nos países em desenvolvimento, devido à elevada mortalidade por doenças infecciosas, é baixa, o contingente de adultos e velhos é pequeno, o que diminui a probabilidade de morte por câncer.

UERJ 2007
LAUDOS CONFIRMAM CINCO CASOS DE FEBRE MACULOSA
RIO - Um menino de 8 anos, internado em Petrópolis, é a quinta vítima confirmada da febre maculosa, segundo informações do Ministério da Saúde.
(www.jb.com.br)

No final de 2005, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, e também em outros estados, foram relatados diversos casos, alguns fatais, de uma doença cujos principais sintomas são febre, distúrbios gastrintestinais, dores de cabeça e musculares, além do aparecimento de pequenas manchas avermelhadas na pele. A febre maculosa, uma zoonose de tratamento relativamente fácil quando instituído na fase inicial da doença, é de difícil diagnóstico, não só porque seus sintomas são comuns a muitas outras patologias, mas também por ser confirmada apenas por exames laboratoriais específicos.
Cite o tipo de agente etiológico e o aracnídeo que age como vetor da febre maculosa. Em seguida, descreva duas medidas que podem ser tomadas para evitar a contaminação

Resposta:

Agente etiológico: bactéria.
Vetor: carrapato.
Duas dentre as seguintes medidas:
- evitar zonas de mato sabidamente infestadas por carrapatos.
- vestir-se apropriadamente quando entrar em zonas de mato onde o carrapato é encontrado.
- retirar cuidadosamente o carrapato grudado à pele o mais rápido possível tratar com carrapaticidas os locais infestados.

UFMG 1998
De acordo com a UNICEF, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água tratada e fluoretada, procedimentos reconhecidamente eficazes na redução da incidência de muitas doenças. Todas as alternativas apresentam exemplo dessas doenças, EXCETO

UFMG 1997
Dona Margarida observou que uma lata de sardinha estava estufada e resolveu não consumir o seu conteúdo. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa INCORRETA para a atitude de dona Margarida.

ENEM 2011
Dengue é uma doença limitada a certas áreas geográficas. Essa limitação deve-se

UOL Cursos Online

Todos os cursos