Semana 20 História Geral

UNEMAT - 2010

Após o fim da I Guerra Mundial, em 1918, a Itália, como outras nações europeias, foi palco de grave crise política, econômica e social.

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.

UPE - 2011

O totalitarismo foi um fenômeno político da Europa do pós-Primeira Guerra, que acentuou as tensões políticas de então, contribuindo para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Na Europa Ocidental, países, como a Alemanha, a Itália e a Espanha, assistiram a governos baseados em preceitos totalitários. Sobre essa realidade, é correto afirmar que

UFU - 2011

Sobre as características da propaganda nazista, assinale a alternativa correta.

UNIFESP - 2011

Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal.

a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

b) Caracterize de maneira geral o New Deal e apresente uma de suas medidas de combate à crise.

Resposta:

a) Um motivo mais geral é o fato de existir, desde o final do século XIX, um modelo capitalismo monopolista, integrado internacionalmente. Além disso, grande parte dos países europeus dependia de investimentos de empresas estadunidenses no processo de recuperação de suas economias, abaladas pela Grande Guerra.

b) Foi um programa econômico intervencionista baseado nas teorias econômicas de John Maynard Keynes, que pregava a importância do Estado como agente de definição da economia – e não o mercado como nas teorias liberais.

Dentre as medidas adotadas, as mais destacadas são:

- realização de obras públicas.

- reforma no setor agrícola, garantindo aos produtores recursos.

    - Política trabalhista com um salário mínimo. 

IFSP

Em seu discurso de posse, em 1933, o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, tentou encorajar seus compatriotas: "O único medo que devemos ter é do próprio temor.Uma multidão de cidadãos desempregados enfrenta o grave problema da subsistência e um número igualmente grande recebe pequeno salário pelo seu trabalho.Somente um otimista pode negar as realidades sombrias do momento."

O problema que atemorizava os EUA, cujos efeitos foram desemprego e baixos salários, referido pelo presidente Roosevelt, era:

UOL Cursos Online

Todos os cursos