Semana 2 História Geral
Fuvest
A escrita cuneiforme dos mesopotâmicos, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era
Vunesp
Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque
FGV-SP
Com relação às civilizações egípcias e mesopotâmicas, é incorreto afirmar:
UFPB - 2008
A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deuses e pela forte crença na vida após a morte. Sobre essa religião, é correto afirmar:
FGV-SP - 2004
Acerca das estruturas governamentais egípcias no reino Antigo, é possível afirmar que:
Fuvest - 2007 - 2a fase
Tendo em vista a economia, a sociedade, a política e a religião, os manuais de História Antiga agrupam, de um lado, as civilizações do Egito e da Mesopotâmia, e, de outro, as da Grécia e de Roma. Indique e descreva dois aspectos comuns aos pares indicados, isto é, às civilizações
a) egípcia e mesopotâmica.
b) grega e romana.
Resposta:
a) No Egito e na região da Mesopotâmia surgiram civilizações que foram classificadas como "hidráulicas" por terem a sua estrutura material centrada na existência de grandes rios como o Nilo, no caso egípcio e do Tigre e Eufrates, no caso das civilizações da Mesopotâmia. O trabalho era organizado com uma forte presença do Estado centralizado, base da construção de vastos e perenes impérios, a partir de um discurso claramente teocrático. Apesar de conviver com o trabalho escravo, a servidão imposta por esses Estados, mantinha o funcionamento da economia e a construção de obras públicas, testemunhas da grandiosidade desses impérios.
b) As civilizações da antiguidade ocidental, possuem em comum a organização de instituições que garantiram a participação coletiva na política. No caso da Grécia merece destaque a criação do sistema democrático e suas várias possibilidades de participação popular; no caso romano a formulação de leis e de instituições como os Tribunos da Plebe, serviram para ampliação da participação na estrutura do poder. Além disso, o escravismo foi o pilar da economia dessas duas civilizações e esteve presente nas suas respectivas sociedades durante boa de suas histórias.
Enem - 2009
O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.
O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois