Semana 2 Biologia

Mackenzie 2002
Os anabolizantes atuam acelerando a síntese de fibrilas musculares. Assim, na célula, essas substâncias agem:

Unicamp 2007 - 2a fase
Ao estudar para o vestibular, um candidato percebeu que ainda tinha dúvidas em relação aos processos de difusão simples, transporte passivo facilitado e transporte ativo através da membrana plasmática e pediu ajuda para outro vestibulando. Este utilizou a figura abaixo para explicar os processos. Para testar se o colega havia compreendido, indicou os processos como A, B e C e solicitou a ele que os associasse a três exemplos. Os exemplos foram: (1) transporte iônico nas células nervosas; (2) passagem de oxigênio pelas brânquias de um peixe; (3) passagem de glicose para o interior das células do corpo humano.

a) Indique as associações que o candidato deve ter feito corretamente. Explique em que cada um dos processos difere em relação aos outros.
b) Em seguida, o candidato perguntou por que a alface que sobrou do almoço, e tinha sido temperada com sal, tinha murchado tão rapidamente. Que explicação correta o colega apresentou?

Resposta:

a) a difusão simples é representada pela passagem de oxigênio pelas brânquias de um peixe, não gasta energia, não precisa de uma proteína transportadora e segue o gradiente de concentração. O transporte passivo facilitado é indicado no transporte de glicose pelas membranas celulares, não envolve gasto de energia, tem uma proteína transportadora que facilita o processo, segue o gradiente de concentração. O transporte iônico pelas células nervosas é um caso de transporte ativo, envolve uma proteína transportadora, gasto de energia e vai contra o gradiente de concentração.
b) O tempero da salada constitui uma solução hipertônica, dessa forma provoca a saída de água das células vegetais por osmose.

Unicamp 2007 - 2a fase


a) Analise as informações da tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D), mostrados na figura, qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos velocistas. Justifique.
b) Se os dois grupos de atletas não fizerem um treinamento adequado, pode ocorrer nesses atletas dor muscular intensa durante ou após uma competição. A que se deve essa dor muscular? Explique.

Resposta:

a) O grupo de pessoas A representa os velocistas, pois apresentam uma grande proporção de fibras do tipo II, as quais têm contração rápida, o que garante a explosão muscular necessária aos velocistas. Já as pessoas do grupo C representam os maratonistas, pois sua musculatura tem alta proporção de fibras do tipo I, que apesar de possuírem contração mais lenta, conseguem manter por mais tempo o metabolismo aeróbico, fato este interessante para um maratonista, uma vez que a resistência muscular é mais importante que a potencia ou a velocidade.
b) A falta de treinamento pode levar a uma deficiência no suprimento de oxigênio para os músculos, estes passam a realizar a fermentação láctica, produzindo ácido láctico que é responsável pela dor muscular.

Fuvest 2009 - 2a fase
O gráfico mostra os níveis de glicose medidos no sangue de duas pessoas, sendo uma saudável e outra com diabetes melito, imediatamente após uma refeição e nas cinco horas seguintes.


a) Identifique a curva correspondente às medidas da pessoa diabética, justificando sua resposta.
b) Como se explicam os níveis estáveis de glicose na curva B, após 3 horas da refeição?

Resposta:

a) A curva A corresponde às medidas da pessoa diabética. Nessa pessoa, devido à falta de insulina, a taxa de glicose permanece alta no sangue, mesmo após algumas horas da refeição.
b) Após 3 horas, a glicemia mantém-se estável devido à atuação do hormônio glucagon, que conver te glicogênio em glicose (no fígado), a qual vem para o sangue.

UOL Cursos Online

Todos os cursos