Semana 19 História do Brasil

UPE - 2011

O período de duração da Primeira República (1889-1930), fase de implantação e consolidação do regime republicano no Brasil, foi marcado por várias inquietações culturais e sócio-políticas. O desenvolvimento da industrialização e da urbanização, mudanças sociais com o incremento do trabalho livre assalariado,chegada em massa de imigrantes europeus foram algumas das mudanças ocorridas neste período, porém ainda podemos destacar:

1. (  )  a vitória final dos rebeldes do Arraial de Canudos sobre o exército republicano, acentuando a desestruturação das forças armadas no contexto inicial da República.  

2. (  )  a realização da Semana de Arte Moderna em 1922, marcando uma renovação nas artes e na cultura brasileira.  

3. (  )  a hegemonia das elites políticas do Nordeste na estruturação administrativa da jovem república brasileira.  

4. (  )  o crescimento da indústria nacional, em especial durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que fez com que regiões, como São Paulo e Rio de Janeiro, se tornassem referências internas de um Brasil moderno e industrial.  

5. (  )  a publicação das principais obras de Machado de Assis, em que o escritor fazia críticas ferozes ao regime republicano.

UFMG - 2011

O tenentismo surgiu na década de 1920. Desde o início, despontou para a história como um marco relevante para explicar a crise da Primeira República, a revolução de 1930 [...], em especial a participação do Exército na política.

(LANNA JÚNIOR, Mário C. Martins. Tenentismo e crises políticas na Primeira República. Apud FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de A. Neves. O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v.1., p.315.)

1. Identifique duas reivindicações do Movimento Tenentista.

a) Reivindicação 1:

b) Reivindicação 2:

2. Cite e descreva duas ações empreendidas pelo Movimento Tenentista no Brasil.

a) Ação 1:

b) Ação 2:

Resposta:

1. a) Fim da política oligárquica e Centralização política

b) Criação da Justiça eleitoral e voto secreto

2. a) A Revolta do Forte de Copacabana – A Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, foi o primeiro movimento militar armado, que pretendeu tirar do poder as elites tradicionais.  Durante toda manhã do dia 5 o Forte de Copacabana sustentou fogo cerrado. Diversas casas foram atingidas na trajetória dos tiros até os alvos distantes, matando dezenas de pessoas. Eram 301 revolucionários - oficiais e civis voluntários - enfrentando as forças legalistas.

b) A Coluna Prestes - No início de abril de 1925, as forças gaúchas comandadas pelo capitão Luís Carlos Prestes se uniam com as tropas que fugiam de São Paulo. Os dois grupos haviam participado das rebeliões do ano anterior, mantiveram focos de resistência e procuravam manter e fortalecer sua organização, para retomar a luta pelo grande ideal: Salvar a Pátria.

UFPR - 2011

Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas:

1. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana.

2. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República.

3. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.

4. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.

Assinale a alternativa correta.

FUVEST - 2011

– Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!

– Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.

E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.

– Aguenta! Aguenta!

Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890.

O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo:

UERJ - 2011

Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, mandamos esta honrada mensagem para que Vossa Excelência faça aos marinheiros brasileiros possuirmos os direitos sagrados que as leis da República nos facilitam. Tem Vossa Excelência 12 horas para mandar-nos a resposta satisfatória, sob pena de ver a Pátria aniquilada.

(Adaptado do memorial enviado pelos marinheiros ao presidente Hermes da Fonseca, em 1910. In: MARANHÃO, Ricardo e MENDES JUNIOR, Antônio. Brasil história: texto e consulta. São Paulo: Brasiliense, 1983.)

Os participantes da Revolta da Chibata (1910-1911) exigiam direitos de cidadania garantidos pela Constituição da época.

As limitações ao pleno exercício desses direitos, na Primeira República, foram causadas pela permanência de:

UOL Cursos Online

Todos os cursos