Semana 19 Biologia

UFMT 96
Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. Um homem adulto na faixa etária entre 18 - 30 anos, com aproximadamente 70 kg de peso, se ficar sentado o dia inteiro em uma cadeira sem fazer nada, exceto comer, necessita de 1700 calorias diariamente, sendo esse valor considerado a quantidade basal normal suficiente de energia apenas para sobreviver. A seguir são mostrados os requisitos diários de algumas vitaminas:
A - 5000 UI
C - 45 mg
D - 400 UI
E - 15 UI
UI (unidade internacional) Fonte: Guyton, 1985

Sobre essas informações julgue os itens.

( ) Ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, tem como função manter a normalidade as substâncias intercelulares de todo o corpo. A deficiência dessa vitamina produz a incapacidade de cicatrização dos ferimentos, caracterizando de modo geral a doença escorbuto.
( ) A vitamina A está relacionada com a manutenção da integridade do epitélio germinativo do sistema reprodutor masculino e a deficiência dessa vitamina pode levar à esterilidade.
( ) A vitamina D promove a reabsorção de cálcio pelo tubo digestivo, sem as quantidades adequadas dessa vitamina, os ossos ficam descalcificados, podendo levar ao quadro de raquitismo.
( ) A vitamina E é necessária à formação de protrombina e de vários outros fatores de coagulação.

Resposta:

V F V F

UFRJ 2001
É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro.
Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.

Resposta:

O ferro adicional está envolvido na síntese de hemoglobina, contida nas hemácias, que realizam o transporte de oxigênio.

UFMG 2009
Analise esta figura:


Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.>br>
1. Nas dietas populares em que se objetiva a perda de massa corporal, enfatiza-se, de modo especial, a importância da redução tanto do consumo de carboidratos quanto da ingestão de gorduras e proteínas. ARGUMENTE a favor de ou contra a ingestão de pizza em dietas para promoção de perda de massa corporal.

2. Considerando os problemas de saúde indicados na figura acima,
a) INDIQUE um fator alimentar que provoca esses problemas. JUSTIFIQUE sua resposta.
b) CITE um órgão que, possivelmente, é afetado pelo fator alimentar indicado no subitem a, deste item 2.

Resposta:

1. Dietas para redução de massa corpórea devem restringir a ingestão de pizza, pois trata-se de um alimento rico em gorduras e com excesso de calorias.

2. a) O excesso de cloreto de sódio na pizza está relacionado ao aumento da pressão coloidosmótica do plasma sanguíneo, esse fato aumenta o volume sanguíneo que, por sua vez, eleva apressão arterial.
A obesidade está relacionada à presença de muita gordura e excesso de calorias presentes na pizza.

b) O aumento da pressão arterial pode causar lesões nos vasos sanguíneos em geral, comprometendo órgãos como coração, cérebro e rins.
A formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos pode ser relacionar ao aumento da incidência de casos de acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocáridio.

Unifesp SP - 2002 Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preservação das proteínas". A afirmação está correta porque:

Enem 2003
Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.


Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I - O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.
II - Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
III - A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.
IV - A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água.

É correto apenas o que se afirma em

UOL Cursos Online

Todos os cursos