Semana 18 Biologia

Unicamp 1993 - 2a fase
Considerando a anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, explique por que cada um dos seguintes métodos é contraceptivo: vasectomia, ligação de trompa e pílulas anticoncepcionais.

Resposta:

Na vasectomia o corte dos vasos deferentes impede a passagem dos espermatozóides (barreira mecânica).
Na laqueadura (ligação das trompas) cria-se uma barreira à passagem do óvulo. A minipílula aumenta a secreção de muco servical, criando uma barreira à passagem dos espermatozóides. A pílula combinada é anovulatória, pois impede a ovulação, atuando por "feedback negativo".

UFMG 2008
"Sabe-se que o chocolate contém muitas substâncias psicoativas, que chegam ao cérebro através do sangue, logo após sua digestão. Elas atuam sobre os neurônios e os neurotransmissores, provocando todas aquelas sensações de bem-estar, euforia, prazer, tranquilidade, concentração e diminuição da ansiedade e da dor, que fazem a gente querer mais um pedacinho de chocolate".
GUERRA, L.B, Chocolate é uma festa para o cérebro. Química do chocolate. CDC, UFMG, 2007. (Adaptado)

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta células ou estruturas que NÃO estão diretamente envolvidas na percepção das sensações induzidas pelo chocolate.

Unicamp 2008 - 1a fase
O gráfico abaixo representa a resposta imunitária de uma criança vacinada contra determinada doença, conforme recomendação dos órgãos públicos de saúde.


a) Explique o que são vacinas e como protegem contra doenças.
b) Observe o gráfico e explique a que se deve a resposta imunitária da criança após a dose de reforço.

Resposta:

a) As vacinas são recursos que previnem doenças. São constituídas por antígenos modificados, mortos ou atenuados. Quando inoculadas numa pessoa estimulam a produção de anticorpos, proteínas que neutralizam os antígenos do agente causador da doença.

b) A primeira dose estimula a formação de anticorpos e determina a formação de células de memória, que permanecem na circulação. Quando se aplica a dose de reforço, as células de memória são ativadas, produzindo grande quantidade de anticorpos em curto espaço de tempo, conforme mostra o gráfico.

PUC SP 2007
Ao liberar acetilcolina, a fibra nervosa

Fuvest 2010 - 1a fase
O fígado humano é uma glândula que participa de processos de digestão e absorção de nutrientes, ao

Fuvest 2003
Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é

Fuvest 2009 - 1a fase
Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro abaixo:


Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar

UFV 2010 - 2a fase
Observe o gráfico abaixo, que representa as pressões sanguíneas ao longo do corpo de uma pessoa saudável. Os números (I, II, III, IV e V) correspondem aos diferentes compartimentos do sistema circulatório nos respectivos intervalos nos quais foram tomadas as pressões.


Após observação, cite:
a) o nome dado ao relaxamento da câmara cardíaca e o número que indica o compartimento pulmonar:
Relaxamento:....... Número:......

b) o número do compartimento no qual ocorre variação de pressão quando o sangue é bombeado do coração para circulação sistêmica e os valores de oscilação da pressão sistólica (mm Hg) nessa região:
Número:........ Valores:........

c) o nome do compartimento que apresenta menor pressão periférica.

Resposta:

a) Relaxamento: Diástole; Número: V
b) Número: 1; Valores: redução da pressão de 130 mmHg para 120 mmHg
c) Veias

Comentário: No gráfico acima, I está representando o ventrículo esquerdo, com pressão sistólica em torno de 130 mmHg. II representa a artéria aorta e grandes artérias; IIII temos as arteríolas; IV são os capilares; na sequência as veias (entre elas, as cavas); depois aparece o ventrículo direito; V são as artérias pulmonares e suas ramificações (circulação pulmonar).

Unicamp 2005 - 2a fase
Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.

a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição.
b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.

Resposta:

a) O sangue apresenta uma parte líquida, denominada plasma e uma figurada constituída por células hemácias e leucócitos) e plaquetas, enquanto que a seiva é constituída apenas de uma parte líquida sem elementos figurados.

b) Plasma à transporta eletrólitos (íons cálcio, sódio, cloro etc.), gases respiratórios (O2, CO2), proteínas (hormônios), aminoácidos, glicose, anticorpos, lipídios, lipoproteínas (colesterol), nutrientes e excretas (catabólitos).
Plaquetas à participam do mecanismo de coagulação sanguínea.

UOL Cursos Online

Todos os cursos