Semana 17 História Geral
UFV - 2010
A expressão Risorgimento designa o conjunto de movimentos heterogêneos que desejaram a unificação da Itália no século XIX. A vertente vitoriosa que promoveu a unificação da Itália foi:
ENEM - 2010
O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança: a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente.
(HOBSBAWN, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977.)
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a "confiança" dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a "necessidade da mobilização permanente", trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que
UNICAMP- 2010
No século XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenças entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da Índia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domínio dos ingleses sobre a Índia, ou a sua superioridade em relação aos indianos? A única resposta possível parecia ser a miscigenação. Em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores. Mas ninguém podia explicar realmente por que essa ideia não foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da
Índia não aperfeiçoaram aquelas raças em vez de se enfraquecerem.
(Adaptado de Anthony Pagden, Povos e Impérios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 188-194.)
a) Segundo o texto, quais as incoerências presentes no pensamento racista do século XIX?
b) O que foi o imperialismo?
Resposta:
a) De acordo com o texto, as incoerências no pensamento racista do século XIX são
- a origem ariana tanto de indianos quanto europeus, o que não sustentaria a superioridade inglesa sem relação aos indianos;
- a crença de que em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores sem considerar a possibilidade de os arianos aperfeiçoaram outras raças.
b) O imperialismo do século XIX é designado como o processo de ocupação territorial, política, econômica e cultural da África e da Ásia por parte das potências industriais europeias, motivado pela necessidade de mercados consumidores, fontes de matérias-primas e áreas para a expansão de capitais.
UNICAMP - 2011
A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas.
A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência.
(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São Paulo: AlfaÔmega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.)
As proposições dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como
UFRJ - 2011
"As potências europeias tinham podido intervir na África e reparti-la em conformidade com suas ideias próprias de equilíbrio de poder, porque nem os Estados Unidos nem a Rússia estavam diretamente envolvidos nas questões políticas africanas. [...] No Extremo- Oriente, não eram só as potências europeias que, como na África, davam as cartas."
(Barraclough, Geoffrey. Introdução à história contemporânea. São Paulo: Circulo do Livro, 1975, p. 96)
No que se refere ao Extremo-Oriente da passagem do século XIX para o século XX, o equilíbrio de poder também resultava da atuação de Estados Nacionais não europeus.
Identifique dois desses Estados Nacionais não europeus.
Resposta:
O candidato deverá identificar os EUA e Japão como Estados não-europeus que participaram do jogo de poder no Extremo-Oriente.
O Japão, após a Revolução Meiji, desenvolveu uma política expansionista, destacando a ocupação da Mandchúria e Coreia; e os Estados Unidos, que dominaram as Filipinas e outras ilhas no Pacífico.