Semana 17 História do Brasil

FUVEST - 2008

A vitória do regime republicano no Brasil (1889) e a consequente derrubada da monarquia podem ser explicadas, levando-se em conta diversos fatores. Entre eles, explique

a) a importância do Partido Republicano.

b) o papel dos militares apoiados nas ideias positivistas.

Resposta:

a) Na década de 1870, a fundação do Partido Republicano no Rio de Janeiro e, pouco tempo depois, do Partido Republicano Paulista, fortaleceram o movimento a favor da República, conferindo-lhe organização e capacidade para a difusão de seu ideal.

b) Os ideais positivistas, que associavam a ideia de governo forte à instauração de um governo republicano, foram importantes para promover a  adesão de militares ao movimento. No entanto, tais ideais foram adotados devido à insatisfação dos militares com o regime monárquico brasileiro, que os excluía da política nacional, e não tanto pelo seu conteúdo. 

UNICAMP - 2009

Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.

 (Adaptado de José Murilo de Carvalho, "A formação das almas: imaginário da República no Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)

a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?

b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

Resposta:

a) Segundo o texto, a propaganda republicana associou Tiradentes ao ideal de República, à imagem de Cristo e à de representante das camadas populares.

b) A presença dos militares do exército e autoritarismo dois presidentes, mais evidente em Floriano Peixoto, alcunhado de "Marechal de Ferro". 

PUC-RS - 2010

Depois de proclamada a República brasileira e instaurado o governo provisório do Mal. Deodoro da Fonseca (1889-1891), foram necessárias medidas no plano econômico-financeiro para solucionar a insuficiência de papel-moeda em circulação no país.

Rui Barbosa, ministro da fazenda, elaborou uma rápida solução que ficou conhecida como Encilhamento.

Esse plano econômico-financeiro tinha como principal característica

UFBA - 2011

Na história da República brasileira dois períodos foram marcados por governos militares — 1891-1894 e 1964-1985 —, cujas ações no âmbito das organizações institucionais apresentaram características específicas.

A partir dessa afirmação, indique uma alteração sofrida pelas instituições políticas, em cada um desses períodos.

Governo militar:

• 1º período (1891-1894):

• 2º período (1964-1985):

Resposta:

Alterações políticas sofridas no primeiro período de governo militar (1891-1894):

Modificações institucionais:

• dissolução do Congresso pelo presidente Deodoro da Fonseca em 3 de novembro de 1891;

• decretação do estado de sítio;

• substituição do Presidente pelo Vice, Floriano Peixoto, sem a necessária convocação de novas eleições.

Segundo período de governo militar (1964-1985):

Modificação institucional:

• suspensão da Constituição de 1946;

• aplicação de Atos Institucionais;

• eleições indiretas dos executivos estaduais e de alguns executivos municipais;

• eleições indiretas para a Presidência de República;

• fechamento do Congresso em 1968;

• instalação do bipartidarismo.

UFF - 2011

Um dos elementos decisivos no tocante à simbologia do regime republicano que foi inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter pertencido a um grupo: os positivistas. Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo fato de

UOL Cursos Online

Todos os cursos