Semana 17 Geografia

ENEM 2006
Texto para as questões 1 e 2
Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em 2000 e também as projeções para 2050.


Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050,

ENEM 2006
Com base nas informações dos gráficos mostrados, suponha que, no período 2050-2100, a taxa de crescimento populacional da Índia seja a mesma projetada para o período 2000-2050. Sendo assim, no início do século XXII, a população da Índia, em bilhões de habitantes, será

Fuvest2011 - 2a fase
Viver numa grande cidade implica o reconhecimento de múltiplos sinais. Trata-se de uma atividade do olhar, de uma identificação visual, de um saber adquirido, portanto. Se o olhar do transeunte, que fixa fortuitamente uma mulher bonita e viúva ou um grupo de moças voltando do trabalho, pressupõe um conhecimento da cor do luto e das vestimentas operárias, também o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos a sua presa, implica um conhecimento específico da cidade.
Maria Stella Bresciani, Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 16. Adaptado.

O texto mostra como o forte crescimento territorial e demográfico de algumas cidades europeias, no século XIX, redefiniu formas de convivência e sociabilidade de seus habitantes as quais, em alguns casos, persistem até hoje.

a) Cite e explique dois motivos do crescimento de cidades como Londres e Paris, no século XIX.
b) Indique e analise uma característica, dentre as mencionadas no texto, que se faça presente em grandes cidades atuais.

Resposta:

a) Um motivo foi o processo de industrializado do período, que multiplicou das fábricas nos grandes centros urbanos. O segundo motivo relaciona-se com as oportunidades de trabalho oferecidas pela indústria, que atraíam mão de obra procedente de cidades menores ou mesmo das áreas rurais, levando a expansão demográfica e territorial ("inchaço") das metrópoles industriais. Poder-se-ia acrescentar, como fator do crescimento demográfico no século XIX, a queda da taxa de mortalidade provocada pelos avanços da medicina no período: a descoberta da micro biologia por Pasteur, a implantação assepsia cirúrgica por Lister e a identificação do bacilo da tuberculose (importante fator de mortalidade na época) por Koch.

b) "Também o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos a sua presa, implica um conheci mento específico da cidade". Nas grandes cidades atuais, a violência e a criminalidade (envolvendo como contraponto a atividade policial) têm ganhado crescente visibilidade, gerando preocupação entre as autoridades e principalmente na sociedade civil - vítima maior da referida violência.

Fuvest 2008 - 2a fase


O mapa acima representa a distribuição, pelo mundo, das principais barreiras entre países. Identifique as barreiras 1 e 2 e analise criticamente os problemas fronteiriços correspondentes, considerando os países envolvidos.

Resposta:

O número 1 corresponde a Ceuta, onde a Espanha promove forte bloqueio contra imigrantes oriundos do norte da África, como o Marrocos. Trata-se de uma postura exigida pela União Europeia, que teme a migração ilegal em massa de trabalhadores originários de economias próximas menos desenvolvidas.
O número 2 aponta a fronteira entre China e Coreia do Norte, fortemente controlada pelos chineses, como instrumento de controle de migrantes norte-coreanos, que tentam buscar na China melhores condições de trabalho e geração de renda.
Apesar do bom relacionamento que os governos da Coreia do Norte e China mantém, a adoção de uma política militarista pela Coreia do Norte causa uma certa preocupação por parte da China, o que leva a um enrijecimento no controle da fronteira.

Unicamp 2010
Observe o gráfico abaixo e responda às questões:


a) Indique a(s) região(ões) do globo com taxa de esperança de vida ao nascer inferior à média mundial, nos intervalos 1965-1970 e 1995-2000. Indique a região representada no gráfico com o melhor desempenho no aumento de expectativa de vida ao nascer entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000.
b) Por que, entre os períodos 1965/1970 e 1995/2000, houve aumento de esperança de vida ao nascer em todas as regiões indicadas no gráfico?

Resposta:

a) As regiões do globo com taxas médias de esperança de vida ao nascer inferiores à mundial no período entre 1965 e 1970 foram os continentes africano e asiático, enquanto entre 1995 e 2000, apenas a África teve a expectativa de vida menor que a média mundial. Já o melhor desempenho em ambos os períodos foi alçando pelo grupo de países desenvolvidos, também conhecidos como o Mundo Rico.

b) O aumento da esperança de vida em todas as regiões contempladas no gráfico entre os países citados tem como causas a intensificação do processo de urbanização, sobretudo nos países em desenvolvimento da Ásia e da América Latina, e, como conseqüência disso, houve maior contingente populacional com acesso ao saneamento básico, infraestrutura de saúde e educação, assim como em todas as regiões houve avanço da medicina, com destaque para os setores da medicina preventiva e aperfeiçoamento do instrumental de diagnósticos. Além disso, pode-se destacar o surgimento de uma nova ordem mundial pautada em uma nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho), resultante da desconcentração industrial mediante a ação das transacionais em países emergentes, os quais apresentam melhores condições para reprodução do capital, resultando em maior dinamismo econômico tanto em países do antigo Terceiro Mundo como em países que integram o Segundo Mundo e, consequentemente, melhorando as condições de saúde e educação desses países.

UOL Cursos Online

Todos os cursos