Semana 17 Biologia

PUC-MG 2005
A doença cujo ciclo é representado a seguir é velha conhecida da humanidade. Pelo menos tão antiga quanto a civilização egípcia, essa doença causada pelo verme Schistosoma mansoni é hoje um dos maiores problemas de saúde pública em vários países tropicais. O saneamento básico insatisfatório facilita a transmissão do parasita que no Brasil é mais comum no Nordeste e no norte de Minas Gerais, mas todos os estados têm áreas afetadas.


Com base na figura e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

UFES 2004
No ciclo de vida do animal ilustrado abaixo, os humanos podem assumir o papel de hospedeiro intermediário.


Essa situação pode ocorrer, se o homem

Mackenzie 1996
Conforme o ciclo evolutivo, os parasitas são classificados em monogenéticos e digenéticos. No primeiro caso, quando seu ciclo se passa num único hospedeiro e, no segundo caso, quando se desenvolvem em dois hospedeiros, o intermediário e o definitivo. Um parasita considerado monogenético é:

ENEM 1998
Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:

LAGOA AZUL ESTÁ DOENTE
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:
Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.


Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:

UFSJ 2010
Vestibular de Inverno
Leia o trecho abaixo.
"A maioria das pessoas dos países mais ricos associa as doenças tropicais às três mais conhecidas AIDS, Tuberculose e Malária e as agências beneficentes alocam seus recursos com esse perfil. Ainda assim, um grupo de moléstias coletivamente conhecidas como DTNs, doenças tropicais negligenciadas, tem um impacto ainda maior. Elas nem sempre matam, mas debilitam por causar anemia severa, desnutrição, atraso no desenvolvimento intelectual e cegueira, levam a terríveis desconfiguramentos de membros..."
Scientific American Brasil, Fevereiro 2010

Dentre as doenças tropicais negligenciadas, muitas são comuns no Brasil, tais como: ascaridíase, ancilostomose, esquistossomose e filariose linfática.
Em relação às DTNs, é CORRETO afirmar que:

UFOP 2007
Um candidato a prefeito prometeu que, se for eleito, fará grandes melhorias na área da saúde, como instalação de tratamento de água e ampliação da rede de esgotos de sua cidade. Essas medidas são básicas no combate a diversas parasitoses e, indiretamente, poderão reduzir a incidência de algumas doenças provocadas por protozoários. Em relação à promessa do candidato:

a) Cite três exemplos de parasitoses que poderão ter a sua incidência reduzida com essas medidas.
b) Dê exemplo de duas parasitoses que poderiam ser drasticamente reduzidas com essas medidas.
c) Desenhe esquematicamente o ciclo de vida de uma parasitose causada por um nematodeo.

Resposta:

a) Ascaridíase, causada por Ascaris lumbricoides. O amarelão, que é provocado tanto pelo Ancilostoma duodenale quanto Necator americanus e a Teníase, que é causada pelas Taenia saginata e T.solium.

b) Esquistossomose e amebíase.

c) Respostas possíveis:
Poderá ser: Ascaris lumbricóides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Enterobius (Oxyurus) vermicularis e Suchereria bancrofti.
Homem → fezes contaminadas com os ovos → atingem o solo → a partir daí, depende do verme.
Eclosão em larvas, como no caso Ancylostoma Duodenale ou Necator americanus, que podem penetrar pela pele do homem e reiniciar o ciclo. No caso de Ascaris lumbricóides, as larvas se desenvolvem dentro dos ovos, que podem permanecer no solo ou contaminar a água ou os alimentos - ingeridos pelo homem, reiniciam o ciclo. No caso da Wuchereria, ocorre participação do inseto Culex fatigans. Em relação ao Oxiúrus, o ciclo é um pouco diferente, as larvas podem eclodir dentro do reto e reinfectar o homem.

Consulplan 2010 - Prefeitura de Resende - RJ
A esquistossomose mansônica é uma doença infecciosa parasitária e constitui um dos mais graves problemas de saúde pública para o Brasil. Esta doença é transmitida por:

UOL Cursos Online

Todos os cursos