Semana 16 Química

Unicamp 2011

A Revista n. 162 apresenta uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nuclares (IPEN) sobre a produção de fios de irídio-192 para tratar tumores. Usados em uma ramificação da radioterapia chamada braquiterapia, esses fios são implantados no interior dos tumores e a radiação emitida destrói as células cancerígenas e não os tecidos sadios. O 192Ir se transforma em 192Pt por um decaimento radioativo e esse decaimento em função do tempo é ilustrado na figura abaixo.


a) Considerando que a radiação é gerada por uma liga que contém inicialmente 20% de 192Ir e 80% de 192Pt, depois de quantos dias essa liga se transformará em uma liga que contém 5% de 192Ir e 95% de 192Pt? Mostre seu raciocínio.
b) O decaimento radiativo pode originar três diferentes tipos de partículas: α, β e γ. Para efeito de resposta ao item, considere apenas α e β. A partícula β tem uma massa igual à massa do elétron, enquanto a partícula α tem uma massa igual à do núcleo do átomo de hélio. Considerando essas informações, que tipo de decaimento sofre o 192Ir, α ou β? Justifique.

Resposta:

ITA 2009

Considere duas reações químicas (I e II) envolvendo um reagente X. A primeira (I) é de primeira ordem em relação a X e tem tempo de meia-vida igual a 50 s. A segunda (II) é de segunda ordem em relação a X e tem tempo de meia-vida igual à metade da primeira reação. Considere que a concentração inicial de X nas duas reações é igual a 1,00 mol L-1. Em um gráfico de concentração de X (mol L-1) versus tempo (de 0 até 200 s), em escala, trace as curvas de consumo de X para as duas reações. Indique com I a curva que representa a reação de primeira ordem e, com II, a que representa a reação de segunda ordem.

Resposta:

ITA 2009

O acidente nuclear ocorrido em Chernobyl (Ucrânia), em abril de 1986, provocou a emissão radioativa predominantemente de Iodo-131 e Césio-137. Assinale a opção CORRETA que melhor apresenta os respectivos períodos de tempo para que a radioatividade provocada por esses dois elementos radioativos decaia para 1% dos seus respectivos valores iniciais. Considere o tempo de meia-vida do Iodo-131 igual a 8,1 dias e do Césio-137 igual a 30 anos. Dados: 1n 100 = 4,6; 1n 2 = 0,69.

ITA 2009

Qual o gráfico que apresenta a curva que melhor representa o decaimento de uma amostra contendo 10,0 g de um material radioativo ao longo dos anos?

ITA 2009

Suponha que um metal alcalino terroso se desintegre radioativamente emitindo uma partícula alfa. Após três desintegrações sucessivas, em qual grupo (família) da tabela periódica deve-se encontrar o elemento resultante deste processo?

UOL Cursos Online

Todos os cursos