Semana 16 Geografia

ENEM 2006
Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.


Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram

ENEM 2006
Tendências nas migrações internacionais
O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América latina.

Trends in International migration - 2002. Internet: www.ocde.org (com adaptações).

No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.


As migrações citadas estão relacionadas, principalmente, à

UNICAMP 2007 – 2ª. fase

As organizações internacionais podem ser classificadas de diversas maneiras. É possível dividi-las, segundo suas finalidades, em gerais e específicas. As primeiras apresentam funções normalmente políticas, como é o caso da Organização das Nações unidas (ONU). As organizações específicas podem apresentar objetivos diversos, por exemplo: econômicos, como o Fundo Monetário Internacional, ou sociais, como a Organização Internacional do Trabalho. Podem ser divididas, também, segundo seu alcance territorial, em universais, como é o caso da ONU, ou regionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Ainda de acordo com seus objetivos, elas podem ser divididas em organizações internacionais de cooperação, caso da Organização Mundial do Comércio (OMC), ou organizações de integração regional, como a Comunidade Andina e o Mercosul. (Adaptado de Eduardo Felipe P. Matias, A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p.260).

a) Na estrutura organizacional da ONU, há o Conselho de Segurança, que é formado por 15 membros, sendo 5 com assento permanente com direito a veto: EUA, Rússia, França, Reino Unido e China. Qual é a razão de serem esses países os membros permanentes?

b) Com relação à atuação da OMC, tem havido uma diminuição nas práticas de protecionismo, principalmente por parte dos países hegemônicos? Justifique sua resposta.

c) Dentre as organizações de integração regional, destaque-se o Mercosul. Explique um dos principais êxitos e um dos principais entraves econômicos ou políticos dessa organização regional.

Resposta:

a) São países de projeção em política internacional, foram aliados durante a Segunda Grande Guerra e venceram o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, quando da formação da ONU, em 1945 representavam sobre vários aspectos um importante potencial estratégico, econômico, populacional e militar.

b) Houve uma ligeira diminuição, quase insignificante e baseada em promessas, diante das reivindicações por parte do G20, por exemplo, que articulou os interesses econômicos dos países emergentes. Recentemente, diminuiu os subsídios do algodão e caiu também, por exemplo, a sobretaxa do aço nos EUA.

c) Como êxito podemos citar a intensificação das trocas comerciais, principalmente entre o Brasil e a Argentina, com os visíveis benefícios em alguns setores industriais. Ocorreu também a expansão do Bloco. Originalmente formado por quatro membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), recebeu um novo membro: A Venezuela e países associados como Chile e Bolívia. Por outro lado, o bloco conhece alguns entraves, como o fato do bloco ser formado por países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, com grande dependência financeira e tecnológica. Verifica-se também a crise econômica que há pouco tempo levou a Argentina à moratória. Ainda podemos citar a atuação recente dos governantes da Argentina que adotou medidas protecionistas, bem como recorreu a órgãos internacionais para resolver questões comerciais.

ENEM 2009

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

BRIGADÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado.

São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

ENEM 2007

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.

A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

UOL Cursos Online

Todos os cursos