Semana 15 Química

ITA 2010

Uma barra de ferro e um fio de platina, conectados eletricamente a um voltímetro de alta impedância, são parcialmente imersos em uma mistura de soluções aquosas de FeSO4 (1,0 mol L-1 e HCl isenta de oxigênio. Um fluxo de gás hidrogênio é mantido constante sobre a parte imersa da superfície da platina, com pressão nominal (PH2) de 1,0 atm, e a força eletromotriz medida a 25oC é igual a 0,292 V.
Considerando-se que ambos os metais são quimicamente puros e que a platina é o pólo positivo do elemento galvânico formado, assinale a opção CORRETA que apresenta o valor calculado do pH desse meio aquoso.
Dados:

ITA 2011

Determine a constante de equilíbrio, a 25oC e 1,0 atm, da reação representada pela seguinte equação química:


São dadas as semiequações químicas e seus respectivos potenciais elétricos na escala do eletrodo de hidrogênio, nas condições-padrão:

 

Resposta:

ITA 2011

Assinale a opção CORRETA que apresenta o potencial de equilíbrio do eletrodo Al3+ / Al, em volt, na escala do eletrodo de referência de cobre-sulfato de cobre, à temperatura de 25C, calculado para uma concentração do íon alumínio de 10-3 mol L-1.
Dados: Potenciais de eletrodo padrão do cobre-sulfato de cobre (EoCuSO4 / Cu) e do alumínio (EoAl3+ /Al), na escala do eletrodo de hidrogênio, nas condições-padrão:

EoCuSO4 / Cu = 0,310 V
EoAl3+ / Al = -1,67 V

ITA 2011

Em um experimento eletrolítico, uma corrente elétrica circula através de duas células durante 5 horas. Cada célula contém condutores eletrônicos de platina. A primeira célula contém solução aquosa de íons Au3+ enquanto que, na segunda célula, está presente uma solução aquosa de íons Cu2+.
Sabendo que 9,85 g de ouro puro foram depositados na primeira célula, assinale a opção que corresponde à massa de cobre, em gramas, depositada na segunda célula eletrolítica.

ITA 2009

Cobre metálico exposto à atmosfera ambiente úmida sofre corrosão, com formação de cuprita (Cu2O) sobre a sua superfície. Este fato é comprovado em laboratório com a aplicação de corrente elétrica, proveniente de um gerador de corrente contínua, em um eletrodo de cobre (isento de óxido) imerso numa solução aquosa neutra de cloreto de potássio (pH = 7) contendo oxigênio gasoso (O2) dissolvido. Considere que esse procedimento é realizado nas seguintes condições:
I. Eletrodos metálicos empregados: catodo de platina e anodo de cobre.
II. Área imersa do anodo: 350,0 cm2.
III. Densidade de corrente aplicada: 10,0 A μcm-2.
IV. Tempo de eletrólise: 50 s.

Baseado no procedimento experimental acima descrito:
a) Escreva as equações químicas balanceadas que representam as reações envolvidas na formação da cuprita sobre cobre metálico.
b) Calcule o valor numérico da massa de cuprita, expressa em g, formada sobre a superfície do anodo.
c) Sabendo que a massa específica média da cuprita é igual a 6,0 g cm-3, calcule o valor numérico da espessura meda, expressa em μm, desse óxido formado durante a eletrólise.

Resposta:

UOL Cursos Online

Todos os cursos