Semana 15 Geografia

ENEM 2006
Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.


Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas últimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram

ENEM 2006
Tendências nas migrações internacionais
O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América latina.

Trends in International migration - 2002. Internet: www.ocde.org (com adaptações).

No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.


As migrações citadas estão relacionadas, principalmente, à

Fuvest 2008 - 2a fase


O mapa acima representa a distribuição, pelo mundo, das principais barreiras entre países.
Identifique as barreiras 1 e 2 e analise criticamente os problemas fronteiriços correspondentes, considerando os países envolvidos.

Resposta:

O número 1 corresponde a Ceuta, onde a Espanha promove forte bloqueio contra imigrantes oriundos do norte da África, como o Marrocos. Trata-se de uma postura exigida pela União Europeia, que teme a migração ilegal em massa de trabalhadores originários de economias próximas menos desenvolvidas.

O número 2 aponta a fronteira entre China e Coreia do Norte, fortemente vigiada pelos chineses, como instrumento de controle de migrantes norte-coreanos, que tentam buscar na China melhores condições de trabalho e geração de renda.
Apesar do bom relacionamento que os governos da Coreia do Norte e da China mantêm, a adoção de uma política militarista pela Coreia do Norte causa uma certa preocupação por parte da China, o que leva a um enrigecimento no controle da fronteira.

Fuvest 2010 - 2a fase
O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a Organização Mundial do Comércio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como é que podemos falar em democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo?
Discurso de José Saramago, disponível em www.revistaforum.com.br. Acessado em 11/09/2009.


Na charge acima, o cidadão sentado representa o presidente de um país emergente. Considerando a referida charge, o texto e seus conhecimentos,
a) caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial.
b) analise a relação entre regime político democrático e neoliberalismo, no mundo atual.

Resposta:

a) Pode-se caracterizar como a Nova Ordem Econômica Mundial as tendências que se impuseram nas últimas duas décadas que se seguiram ao colapso do chamado mundo socialista, marcadas pela intensificação do processo de globalização, pela multipolarização econômica, pela integração e interdependência econômica entre os países, pela ampliação de blocos econômicos regionais, pelo fortalecimento dos organismos multilaterais (FMI, CMC, Bird etc.), pela manutenção, no Geral, de assimetrias e desníveis socioeconômicos mundiais e pelo destaque de países ou economias considerados emergentes por sua mais eficiente inserção no processo de internacionalização do capital produtivo e financeiro.

b) No mundo atual, um número significativo de países adotou regimes democráticos representativos nos moldes liberais, com eleições periódicas e respeito dos direitos políticos dos cidadãos, e que não adotam, por sua vez, políticas macroeconômicas consideradas neoliberais, marcadas por desregulamentações e orientadas pela lógica restrita do chamado mercado. Rigorosamente, isso não ocorreu nem mesmo em alguns países, que, sobretudo na década de 1990, seguiam explicitamente o receituário dito neoliberal e, nem por isso, impossibilitou nesses países o funcionamento das regras do jogo democrático caracterizado.
O texto de Saramago e a charge tomam como axiomático que organismos como o FMI, o Banco Mundial e o mercado governem o mundo e que os governos nacionais não passem de joguetes de seus interesses e, portanto, não se pode falar em democracia, que o autor não define.

Fuvest 2011 - 1a fase


Os investimentos diretos da china no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado no gráfico acima.
Sobre esses investimentos, é correto afirmar:

UOL Cursos Online

Todos os cursos