Semana 14 Química

ITA 2009

Foi observada a reação entre um composto X e uma solução aquosa de permanganato de potássio, a quente, ocorrendo o aumento do pH da solução e a formação de um composto Y sólido. Após a separação do composto Y e a neutralização da solução resultante, verificou-se a formação de um composto Z pouco solúvel em água. Assinale a opção que melhor representa o grupo funcional do composto orgânico X.

ITA 2009

A 25oC, realizam-se estes dois experimentos (Exp I e Exp II) de titulação ácido-base medindo-se o pH da solução aquosa em função do volume da base adicionada:
Exp I: Titulação de 50 mL de ácido clorídrico 0,10 mol L-1 com hidróxido de sódio 0,10 mol L-1.
Exp II: Titulação de 50 mL de ácido acético 0,10 mol L-1 com hidróxido de sódio 0,10 mol L-1.

a) Esboce em um mesmo gráfico (pH versus volume de hidróxido de sódio) a curva que representa a titulação do Exp I e a curva que representa a titulação do Exp II. Deixe claro no gráfico os valores aproximados do pH nos pontos de equivalência.
b) O volume da base correspondente ao ponto de equivalência de uma titulação ácido-base pode ser determinado experimentalmente observando-se o ponto de viragem de um indicador. Em laboratório, dispõem-se das soluções aquosas do ácido e da base devidamente preparados nas concentrações propostas, de indicador, de água destilada e dos seguintes instrumentos: balão volumétrico, bico de Bunsen, bureta, cronômetro, dessecador, erlenmeyer, funil, kitassato, pipeta volumétrica, termômetro e tubo de ensaio. Desses instrumentos, cite os três mais adequados para a realização desse experimento.

Resposta:

ITA 2009

Uma solução aquosa de um ácido fraco monoprótico é mantida à temperatura de 25oC. Na condição de equilíbrio, este ácido está 2,0% dissociado. Assinale a opção CORRETA que apresenta, respectivamente, os valores numéricos do pH e da concentração molar (expressa em mol L-1) do íon hidroxila nesta solução aquosa. Dados: pKa (25oC) = 4,0 : log 5 = 0,7.

ITA 2011

Em um experimento de laboratório, cloreto de alumínio, cloreto de zinco e carbonato de sódio são dissolvidos, individualmente, em três recipientes separados contendo água neutra aerada com pH = 7. Uma placa de ferro metálico é imersa em cada um dos recipientes, que são mantidos à temperatura de 25oC.
Admitindo-se as condições experimentais apresentadas acima, são feitas as seguintes afirmações em relação à influência da hidrólise dos sais na velocidade de corrosão das placas metálicas:
I. O cátion alumínio hidratado forma soluções aquosas que aceleram a corrosão do ferro. II. As soluções aquosas produzidas pela hidrólise do ânion carbonato inibem a corrosão do ferro. III. A corrosão do ferro é inibida pela solução aquosa formada no processo de hidrólise do cátion zinco hidratado.
Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S) apenas

ITA 2011

A 25oC, três frascos (I, II e III) contém, respectivamente, soluções aquosas 0,10 mol L-1 em acetato de sódio, em cloreto de sódio e em nitrito de sódio.
Assinale a opção que apresenta a ordem crescente CORRETA de valores de pHx (x = I, II e III) dessas soluções, sabendo que as constantes de dissociação (K), a 25oC, dos ácidos clorídrico (HCl), nitroso (HNO2) e acético (CH3COOH), apresentam a seguinte relação:

KHCl > KHNO2 > KCH,COOH

UOL Cursos Online

Todos os cursos