Semana 14 Biologia

UFPE 2001
Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:

 

UFF 1997 - 2a fase
A malária é uma parasitose que afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais.
Com relação à malária e ao parasito causador desta endemia especifique:

a) o grupo e o gênero a que pertence o agente etiológico da doença;
b) as células alvo do parasito;
c) os tipos de reprodução do parasito ao longo de seu ciclo;
d) duas medidas preventivas contra a doença.

Resposta:

a) Protozoário do grupo dos esporozoários do gênero plasmodium.

b) Hemácias - células do sangue.
- Hepatócitos.
- Células esplênicas.
- Células da medula óssea.

c) Reprodução assexuada no interior das hemácias humanas.
Reprodução sexuada no estômago do mosquito.
Reprodução assexuada no interior dos cistos presentes na parede gástrica do inseto.

d) Saneamento para erradicação do inseto.
Uso preventivo de quinino e seus derivados.

UFF 1997 - 2a fase)
Bactérias são encontradas nos mais diversos meios. Muitas delas causam infecções com graves lesões nos organismos animais (patogênicas) e se constituem em sério problema para o homem. Dentre estas infecções, por sua gravidade e elevada frequência, sobretudo em populações de baixa renda, destaca-se o tétano, também conhecido, no caso neonatal, como "mal de sete dias".
Com referência ao tétano informe:

a) o agente etiológico e tipo bacteriano envolvido;
b) forma de transmissão;
c) principal sintoma;
d) recursos disponíveis de imunização ativa e passiva, caracterizando-os.

Resposta:

a) Clostridium tetani - bactéria esporulada.
b) Contaminação por ferimentos profundos (principalmente).
c) Rigidez muscular.
d) Vacina (Imunização ativa). Introdução do antígeno. É lenta.
Anticorpo produzido vagarosamente. É duradoura. Invasores posteriores são reconhecidos.
Soro (Imunização passiva). Introdução do anticorpo fabricado fora do organismo. Efeito rápido, passageiro. Não há memória.

UFC 2008
A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos poderão receber vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que causa grande parte dos tipos de câncer do colo do útero, além do condiloma acuminado. Com base nessa informação, responda ao que se pede.

a) Cite dois métodos que podem impedir a contaminação por essa doença e ao mesmo tempo evitar uma gravidez não planejada.
b) Considerando a diversidade de opção sexual, vacinar apenas indivíduos do sexo feminino será uma medida eficaz para acabar com a transmissão da doença condiloma acuminado na população? Justifique.
c) A descoberta e a utilização de uma vacina para uma determinada doença é um grande avanço para a saúde pública. Porém, além das vacinas existe também o soro como forma de imunizar a população. Qual a diferença entre vacina e soro e qual é o mais indicado para uma situação na qual o antígeno já está no organismo?
d) O HPV é um vírus, e os vírus não são considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual a principal justificativa para não se considerar vírus como um ser vivo?

Resposta:

a) preservativo masculino / preservativo feminino / abstinência sexual.
b) Não, pois casais homossexuais masculinos que se relacionam sem preservativo podem transmitir e/ou contrair o HPV.
c) A vacina contém o antígeno em forma atenuada, enfraquecido, ou com microorganismos mortos. Já o soro contém os anticorpos. O mais indicado é o soro.
d) A ausência de célula.

UFRJ 2007
O gráfico a seguir mostra a variação do número de um tipo de leucócitos, os linfócitos T CD4, e da quantidade de vírus HIV no sangue de um indivíduo ao longo do tempo. Esse indivíduo, portador da síndrome de imunodeficiência causada pelo vírus HIV (AIDS/ SIDA), não teve acesso a tratamento algum durante o período mostrado.


Note que, somente após cerca de 60 meses, apareceram, nesse indivíduo, infecções oportunistas por fungos, parasitas e bactérias. Foram essas infecções, e não o vírus propriamente dito, que levaram o paciente à morte. Por que pacientes infectados com HIV e não tratados sofrem, em geral, de infecções oportunistas

Resposta:

O vírus HIV infecta e destrói os linfócitos T CD-4, componentes importantes da imunidade. Essa grande redução nos indivíduos infectados com HIV permite o estabelecimento de infecções oportunistas.

UFScar 2006
"Nesta cidade, vacinação antirrábica. Não deixe de levar seus cães e gatos". A Vigilância Sanitária promove, ao longo do ano, campanha para a vacinação antirrábica de cães e gatos. Nessas campanhas, as pessoas não são vacinadas porque

UERJ 2010
A gripe conhecida popularmente como gripe suína é causada por um vírus influenza A.
Esse tipo de vírus se caracteriza, dentre outros aspectos, por:
- ser formado por RNA de fita simples (-), incapaz de atuar como RNA mensageiro ou de sintetizar DNA nas células parasitadas;
- os RNA complementares do RNA viral poderem ser traduzidos em proteínas pelo aparelhamento celular.
Os esquemas a seguir apresentam um resumo de etapas dos processos de replicação de alguns dos vírus RNA, após penetrarem nas células.


O tipo de replicação encontrado no vírus infuenza A está representado no esquema de número

UFPB 2008
De acordo com suas características nutricionais, três tipos de bactérias são descritas a seguir.


Nesse contexto, sobre essas bactérias, é correto afirmar:

UDESC 2010
Assinale a alternativa incorreta referente às bactérias.

 

UFPR 2009
Sobre os protozoários parasitas que habitam o intestino humano, nutrem-se de resíduos alimentares e são eliminados para fora do organismo para a continuidade do seu ciclo biológico, assinale a alternativa INCORRETA.

PUC RIO 2009
Quanto a indivíduos do Reino Fungi podemos afirmar que:

Fuvest 1989 - 1a fase
O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolve um citoplasma, onde se encontra seu material genético, constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são respectivamente:

UOL Cursos Online

Todos os cursos