Semana 13 Química

ITA 2009

Considere a reação de dissociação do N2 O4 (g) representada pela seguinte equação:
N2 O4 (g) 2 NO2 (g)
Assinale a opção com a equação CORRETA que relaciona a fração percentual (α) de N2 O4 (g) dissociado com a pressão total do sistema (P) e com a constante de equilíbrio em termos de pressão (Kp).

ITA 2008

Assinale o valor da constante de equilíbrio, nas condições-padrão, da reação química descrita pela seguinte equação:


Dados eventualmente necessários: Potenciais de eletrodo em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio nas condições-padrão:

 

ITA 2008

Carbamato de amônio sólido (NH2COONH4) decompõe-se em amônia e dióxido de carbono, ambos gasosos. Considere que uma amostra de carbamato de amônio sólido esteja em equilíbrio químico com CO2 (g) e NH3 (g) na temperatura de 50oC, em recipiente fechado e volume constante. Assinale a opção CORRETA que apresenta a constante de equilíbrio em função da pressão total P, no interior do sistema.

ITA 2007

Utilizando o enunciado da questão anterior, assinale a opção que indica a curva no gráfico abaixo que melhor representa a quantidade de massa de água transferida (Qágua) ao longo do tempo (t) de um recipiente para o outro desde o instante em que a válvula é aberta até o restabelecimento do equilíbrio químico.

 

ITA 2007

Dois béqueres, X e Y, contêm, respectivamente, volumes iguais de soluções aquosas: concentrada e diluída de cloreto de sódio na mesma temperatura. Dois recipientes hermeticamente fechados, mantidos à mesma temperatura constante, são interconectados por uma válvula, inicialmente fechada, cada qual contendo um dos béqueres. Aberta a válvula, após o restabelecimento do equilíbrio químico, verifica-se que a pressão de vapor nos dois recipientes é Pf. Assinale a opção que indica, respectivamente, as comparações CORRETAS entre os volumes inicial (VXi) e final (VXf), da solução no béquer X e entre as pressões de vapor inicial (PYi) e final (Pf) no recipiente que contém o béquer Y.

UOL Cursos Online

Todos os cursos