Semana 13 Literatura

Fuvest

Ostentando um comportamento pessoal que oscila entre a ação e a preguiça, a coragem e a covardia, a mesquinhez e a generosidade, o entusiasmo e a indiferença, o desprendimento e o interesse miúdo, Gonçalo Mendes Ramires parece simbolizar no romance A Ilustre Casa de Ramires:

Fuvest

A minha ambição seria pintar a sociedade portuguesa, e mostrar-lhe, como num espelho, que triste país eles formam – eles e elas.É o meu fim nas Cenas portuguesas. (trecho da carta de Eça de Queirós a Teófilo Braga, com data de 12/3/1878). Quais os romances que foram as Cenas Portuguesas? Que aspectos e camadas da sociedade eles analisam, respectivamente?

Resposta:

O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílioe Os Maias. Analisam a pequena e média burguesia de Lisboa,bem como as influências do clero.

UFPE
Cite um romance e uma característica da fase pós-realista de Eça de Queirós.

Resposta:

A Cidade e as Serras - em defesa da vida no campo, em contato com a natureza.

Universitário SP

Leia atentamente o seguinte trecho, extraído de O Primo Basílio, de Eça de Queirós:
Nessa semana, uma manhã, Jorge que não se recordava que era dia de gala, encontrou fechada e voltou para casa ao meio-dia (...) chegando despercebido ao quarto, surpreendeu Juliana comodamente deitada na chaise longue*, lendo tranqüilamente o jornal. (...) Jorge não encontrou Luísa na sala de jantar, foi dar com ela no quarto dos engomados, despenteada, em roupão de manhã, passando roupa, muito aplicada e muito desconsolada.
— Tu estás a engomar? – exclamou. (...) A sua voz era tão áspera, que Luísa fez-se pálida, e murmurou:
— Que queres tu dizer?
— Quero dizer que te venho encontrar a ti a engomar, e que a encontrei a ela embaixo muito repimpada na tua cadeira, a ler o jornal.
* chaise-longue: cadeira de encosto reclinável e com lugar para estender as pernas.

a) no trecho citado são mencionadas três personagens: Jorge, Juliana e Luísa. Que relação há entre elas?
b) considerando o trecho citado acima e a resposta dada ao item a, explique por que Jorge considera inadequado o comportamento das duas mulheres.
c) analise a trajetória de Luísa e Juliana no romance, de modo a explicar a situação em que se encontram no trecho citado.

Resposta:

a) Jorge e Luísa formam um típico casal burguês. Juliana é a serviçal.

b) Porque há inversão de papéis sociais: é a dama quem passa a servir a doméstica, e esta goza dos privilégios de senhora.

c) Luísa, na ausência de Jorge, comete adultério com seu primo, Basílio. Juliana, ressentida pela sua condição social inferior, inicia uma onda de chantagens ao descobrir uma carta que poderia denunciar os amantes. Sem mais meios financeiros para atender às chantagens de Juliana, Luísa se submete aos afazeres domésticos no lugar da serviçal.

Fuvest

Ao criticar O Primo Basílio, Machado de Assis afirmou:
"(...) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo autor, é antes um títere que uma pessoa moral".
Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:

UOL Cursos Online

Todos os cursos