Semana 13 Biologia

Vunesp 2006 - 1a fase
Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas. Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca (Ciência Hoje, outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:

Vunesp 2009 - 1a fase
A figura apresenta um a proposta de relações evolutivas entre diferentes grupos de organismos.


Pode-se dizer que a presença de núcleo delimitado por membrana e a formação de tecidos verdadeiros apareceram, respectivamente, em

Enem 2006
Para responder a questão, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra.


Considerando o esquema acima, assinale a opção correta.

Fuvest 2002 - 1a fase
Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhões de anos, pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram

Fuvest 2011 - 2a fase
No gráfico abaixo, a curva mostra a porcentagem do gás oxigênio (O2) na atmosfera terrestre, ao longo do tempo, em relação ao nível atual. Nessa curva, os pontos I, II, III e IV representam o surgimento de grupos de seres vivos:
I. Eucariontes unicelulares
II. Organismos multicelulares
III. Cordados
IV. Angiospermas


a) Que grupos de seres vivos, surgidos depois do ponto II e antes do ponto IV da curva, contribuíram para o aumento do O2) atmosférico?
b) Depois de que ponto assinalado na curva surgiu o cloroplasto?
c) Que tipos de respiração apresentam os animais que surgiram a partir do ponto III da curva?

Resposta:

a) Os grupos que contribuíram para o aumento de oxigênio atmosférico nesse período foram: algas multicelulares, briófitas, pteridófitas e gimnospermas.
b) O cloroplasto surge após o ponto I representado no gráfico.
c) Os animas surgidos após o ponto III representado no gráfico podem ter respiração branquial (peixes e girinos; pela faringe branquial os urocordados e cefalocordados), cutânea (anfíbios adultos) e pulmonar (anfíbios adultos, répteis, aves e mamíferos).

Fuvest 2010 - 1a fase
O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin.
Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da freqüência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.
Está correto o que se afirma em

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