Semana 12 Química

Fuvest 2010 - 1a fase

Um estudante desejava estudar, experimentalmente, o efeito da temperatura sobre a velocidade de uma transformação química. Essa transformação pode ser representada por:


Após uma série de quatro experimentos, o estudante representou os dados obtidos em uma tabela:


Que modificação deveria ser feita no procedimento para obter resultados experimentais mais adequados ao objetivo proposto?

ITA 2007

Um recipiente aberto contendo inicialmente 30 g de um líquido puro a 278 K, mantido à pressão constante de 1 atm, é colocado sobre uma balança. A seguir, é imersa no líquido uma resistência elétrica de 3 Ω conectada, por meio de uma chave S, a uma fonte que fornece uma corrente elétrica constante de 2 A. No instante em que a chave S é fechada, dispara-se um cronômetro. Após 100 s, a temperatura do líquido mantém-se constante a 330 K e verifica-se que a massa do líquido começa a diminuir a uma velocidade constante de 0,015 g/s. Considere a massa molar do líquido igual a M. Assinale a opção que apresenta a variação de entalpia de vaporização (em J/mol) do líquido.

ITA 2007

Utilizando o enunciado da questão anterior, assinale a opção que apresenta o valor do trabalho em módulo (em kJ) realizado no processo de vaporização após 180 s de aquecimento na temperatura de 330 K.

Unicamp 2010 - 2a fase

A Revista n. 126 veiculou uma notícia sobre uma máquina de lavar que deixa as roupas limpas sem a necessidade de usar produtos alvejantes e elimina praticamente todas as bactérias dos tecidos. O segredo do equipamento é a injeção de íons prata durante a operação de lavagem. A corrente elétrica passa por duas chapas de prata, do tamanho de uma goma de mascar, gerando íons prata, que são lançados na água durante os ciclos de limpeza.

a) No seu site, o fabricante informa que a máquina de lavar fornece 100 quadrilhões (100 x 1015) de íons prata a cada lavagem. Considerando que a máquina seja utilizada 3 vezes por semana, quantos gramas de prata são lançados no ambiente em um ano (52 semana)?
b) Considere que a liberação de íons Ag+ em função do tempo se dá de acordo com o gráfico ao lado. Calcule a corrente em amperes (C/s) em que a máquina está operando na liberação dos íons. Mostre seu raciocínio.


Dado: F = 96.500 C mol-1, Constante de Avogadro = 6,02 x 1023 mol-1

Resposta:

Unicamp 2009 - 2a fase

Enquanto o jamaicano Usain Bolt utilizava suas reservas de PCr e ATP para "passear" nos 100 e 200 m, o queniano Samuel Kamau Wansiru utilizava suas fontes de carboidratos e gorduras para vencer a maratona. A estequiometria do metabolismo completo de carboidratos pode ser representada por 1CH2O:1O2, e a de gorduras por 1CH2:1,5O2. O gráfico 1 mostra, hipoteticamente, o consumo percentual em massa dessas fontes em função do tempo de prova para esse atleta, até os 90 minutos de prova. O gráfico 2 mostra a porcentagem de energia de cada fonte em função de %VO2 máx.


a) Considere que, entre os minutos 60 e 61 da prova, Samuel Kamau tenha consumido uma massa de 2,20 gramas, somando-se carboidratos e gorduras. Quantos mols de gás oxigênio ele teria utilizado nesse intervalo de tempo?
b) Suponha que aos 90 minutos da prova Samuel Kamau estivesse correndo a 75% de seu VO2 máx e que, ao tentar uma "fuga", passasse a utilizar 85% de seu VO2 máx. Quais curvas (1, 2, 3, 4, 5, 6) melhor representariam as porcentagens em massa de carboidratos e gorduras utilizadas, a partir desse momento? Justifique.
 

Resposta:

UOL Cursos Online

Todos os cursos