Semana 12 Geografia

Unicamp 2008
A próxima Olimpíada ocorrerá em 2008 e será realizada na China, tendo como sede a cidade de Pequim.


a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual será a diferença horária total entre a realização das competições e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimônia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horário correspondentes no horário oficial do Brasil?
b) Sabendo-se que a diferença de horário entre as cidades de Brasília e Pequim decorre da existência de diferentes fusos horários, explique como são delimitados os fusos horários e indique aqui qual a sua extensão padrão em graus de longitude.

Resposta:

a) A diferença horária total é de onze (11) horas. Data: 08/08/2008 (mesmo dia), às 07h00min.
b) A Terra, que tem 360o, é subdividida em vinte e quatro (24) fusos horários, com 15o de longitude padrão em cada fuso.

Fuvest 2011 - 2a fase
Observe os gráficos abaixo sobre as exportações brasileiras.


a) Com base no gráfico A e em seus conhecimentos, analise e explique as exportações brasileiras entre 2001 e 2010.
b) Compare as exportações brasileiras para a América Latina/Caribe e para a União Europeia (gráfico B). Explique as diferenças encontradas.

Resposta:

a) O gráfico mostra que de 2001 a 2010 houve diminuição percentual das exportações brasileiras de manufaturados e aumento das exportações de semimanufaturados e de básicos/primários.
Isso decorre principalmente de dois fatores: incapacidade do parque industrial brasileiro de ofertar produtos manufaturados a preços competitivos no mercado internacional; e aumento do consumo de commodities no período, como resultado, sobretudo, do crescimento industrial da China.

b) A maior parte das exportações brasileiras, para a América Latina/Caribe são de manufaturados. Isso se deve ao fato de os países dessa região serem pouco industrializados e, dessa forma, dependentes externamente de bens industrializados.
A maior parte das exportações brasileiras para a União Europeia são produtos básicos/primários. Isso decorre do fato de os países desse bloco serem, como regra, industrializados e dependentes externamente de matérias-primas agrícolas e minerais.

Fuvest 2011 - 1a fase
Observe o mapa abaixo, no qual estão representadas cidades africanas em que ocorreram jogos da seleção brasileira de futebol pouco antes e durante a Copa do Mundo de 2010.


As distâncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, estão corretamente indicadas em: (*Valores aproximados)

Fuvest 2011 - 1a fase


Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,

Enem 2008

O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero.

Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.

Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

UOL Cursos Online

Todos os cursos