Semana 11 Geografia

Fuvest 2007


A Mata Atlântica é reconhecida como um dos biomas mais importantes do mundo, principalmente em função de sua alta diversidade e endemismo. No entanto, existe uma grande preocupação com alguns de seus aspectos geográficos atuais: o tamanho diminuto e a fragmentação de suas áreas remanescentes.

a) identifique as áreas 1 e 2 da Mata Atlântica, representadas no mapa.
b) Explique por que os corredores ecológicos, vistos como elo de ligação entre áreas fragmentadas, podem ser instrumentos auxiliares na preservação dos biomas brasileiros. Justifique sua resposta, analisando a atual situação da Mata Atlântica.

Resposta:

a) Área 1 - cobertura original da Mata Atlântica.
Área 2 - áreas remanescentes de Mata Atlântica.
b) A proposta de corredores ecológicos ligando áreas fragmentadas da Mata Atlântica é uma alternativa para a preservação de um dos biomas mais ricos em biodiversidade e mais ameaçados de extinção do País. A intensa devastação da cobertura original acima de 90%, obriga a busca de alternativas para preservação das áreas remanescentes. A distribuição territorial da Mata Atlântica junto ao litoral oriental do País é área de intensa ocupação humana e econômica desde a colonização. Como exemplos de ocupação econômica da área, podemos citar o uso de lenha como fonte de energia, a extração do pau-brasil, a expansão das monoculturas (cana-de-açúcar, cacau) e a evolução urbano-industrial. Esses fatores foram responsáveis pela devastação da Mata Atlântica. A implantação dos corredores entre as áreas remanescentes pode manter a circulação de espécies da fauna e permitir a sua reprodução, bem como a preservação das espécies vegetais.

ENEM 2008
O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.


As informações do gráfico indicam que

ENEM 2006
Entre 8 mil e 3 mil anos atrás, ocorreu o desaparecimento de grandes mamíferos que viviam na América do Sul. Os mapas a seguir apresentam a vegetação dessa região antes e depois de uma grande mudança climática que tomou essa região mais quente e mais úmida.


As hipóteses a seguir foram levantadas para explicar o desaparecimento dos grandes mamíferos na América do Sul.
I - Os seres humanos, que só puderam ocupar a América do Sul depois que o clima se tornou mais úmido, mataram os grandes animais.
II - Os maiores mamíferos atuais precisam de vastas áreas abertas para manterem o seu modo de vida, áreas essas que desapareceram da América do Sul com a mudança climática, o que pode ter provocado a extinção dos grandes mamíferos sul-americanos.
III - A mudança climática foi desencadeada pela queda de um grande asteróide, a qual causou o desaparecimento dos grandes mamíferos e das aves.
É cientificamente aceitável o que se afirma

ENEM

As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais).

Disponível em http://zoo.bio.ufpr.br. Acesso em: 1 maio 2009.

Durante os períodos glaciais,

ENEM 2008

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

 A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

UOL Cursos Online

Todos os cursos