Semana 11 Física

ITA 2009
Para ilustrar os princípios de Arquimedes e de Pascal, Descartes emborcou na água um tubo de ensaio de massa m, comprimento L e área da seção transversal A. Sendo g a aceleração da gravidade, p a massa específica da água, e desprezando variações de temperatura no processo, calcule:

a) o comprimento da coluna de ar no tubo, estando o tanque aberto sob pressão atmosférica Pa, e
b) o comprimento da coluna de ar no tubo, de modo que a pressão no interior do tanque fechado possibilite uma posição de equilíbrio em que o topo do tubo se situe no nível da água (ver figura).

Resposta:

a) H = Pa LA/APa + mg
b) H' = m/pA

Unicamp 2010 - 2a fase
A Lua não tem atmosfera, diferentemente de corpos celestes de maior massa. Na Terra, as condições propícias para a vida ocorrem na troposfera, a camada atmosférica mais quente e densa que se estende da superfície até cerca de 12 km de altitude.

a) A pressão atmosférica na superfície terrestre é o resultado do peso exercido pela coluna de ar atmosférico por unidade de área, e ao nível do mar ela vale P0 = 100 kPa. Na cidade de Campinas, que está a 700 m acima do nível do mar, a pressão atmosférica vale P1 = 94 kPa. Encontre a densidade do ar entre o nível do mar e a altitude de Campinas, considerando-a uniforme entre essas altitudes.
b) Numa viagem intercontinental um avião a jato atinge uma altitude de cruzeiro de cerca de 10 km. Os gráficos no espaço de resposta mostram as curvas da pressão (P) e da temperatura (T) médias do ar atmosférico em função de altitude para as camadas inferiores da atmosfera. Usando os valores de pressão e temperatura desses gráficos e considerando que o atmosférico se comporta como um gás ideal, encontre o volume de um mol de ar a 10 km de altitude. A constante universal dos gases é .

Resposta:

a) d = 0, 86 kg/m3
b) VMol = 61,7 litros

Unicamp - 2a fase
Uma torneira é usada para controlar a vazão Φ da água que sai de um determinado encanamento. Essa vazão (volume de água por unidade de tempo) relaciona-se com a diferença de pressão dos dois lados da torneira (ver figura) pela seguinte expressão:

P1 - P0 = Z x Φ

Nesta expressão, Z é a resistência ao fluxo de água oferecida pela torneira. A densidade da água é 1,0 x 10 km/m e a pressão atmosférica P0, é igual a 1,0 x 105 N/m2.

a) Qual é a unidade Z no Sistema Internacional?
b) Se a torneira estiver fechada, qual será a pressão P1?
c) Faça uma estimativa da vazão de uma torneira doméstica, tomando como base sua experiência cotidiana. A partir dessa estimativa, encontre a resistência da torneira, supondo que a diferença de pressão (P1 - P0) seja igual a 4,0 x 104 N/m2.

Resposta:

a) [Z] = kg m-4 s-1
b) P1 = 1,5 x 105 N/m2
c) Adotando como vazão doméstica 1 litro a cada segundos, temos Φ = 10-4m3/s, e portanto Z = 4 x 108 kg m-4 s-1.

Fuvest 2007 - 2a fase
Para medir a temperatura T0 do ar quente expelido, em baixa velocidade, por uma tubulação, um jovem utilizou uma garrafa cilíndrica vazia, com área da base S = 50 cm2 e altura H = 20 cm. Adaptando um suporte isolante na garrafa, ela foi suspensa sobre a tubulação por alguns minutos, para que o ar expelido ocupasse todo o seu volume e se estabelecesse o equilíbrio térmico a T0 (situação 1). A garrafa foi, então, rapidamente colocada sobre um recipiente com água mantida à temperatura ambiente TA = 27oC. Ele observou que a água do recipiente subiu até uma altura h = 4 cm, dentro da garrafa, após o ar nela contido entrar em equilíbrio térmico com a água (situação 2).


Estime
a) o volume VA, em cm3, do ar dentro da garrafa, após a entrada da água, na situação 2.
b) a variação da pressão ΔP em N/m2, do ar dentro da garrafa, entre as situações 1 e 2.
c) a temperatura inicial T0, em oC, do ar da tubulação, desprezando a variação de pressão do ar dentro da garrafa.
Note e adote:
PV = nRT
T (K) = T (oC) + 273

Resposta:

a) VA = 800 cm3
b) ΔP = 400 N/m2
c) T0 = 102oC

Fuvest 2007 - 1a fase
Uma equipe tenta resgatar um barco naufragado que está a 90 m de profundidade. O porão do barco tem tamanho suficiente para que um balão seja inflado dentro dele, expulse parte da água e permita que o barco seja içado até uma profundidade de 10 m.


O balão dispõe de uma válvula que libera o ar, à medida que o barco sobe, para manter seu volume inalterado. No início da operação, a 90 m de profundidade, são injetados 20.000 mols de ar no balão. Ao alcançar a profundidade de 10 m, a porcentagem do ar injetado que ainda permanece no balão é

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos