Semana 11 Biologia

UFRGS 2002
"Os experimentos com células-tronco fazem parte da rotina de pesquisadores gaúchos. Em um laboratório do Departamento de Genética da UFRGS, em Porto Alegre, cientistas conseguiram desenvolver células sanguíneas a partir de células indiferenciadas." (Zero Hora, 11 ago. 2001).
Em relação à utilização de células-tronco em pesquisas científicas, é correto afirmar que

UFRGS 2007
Em 2006, pesquisadores conseguiram contornar o principal argumento postulado por entidades religiosas contra a utilização de células-tronco embrionárias em experimentos científicos. Foi desenvolvida uma nova metodologia, que consiste na retirada de uma única célula de um embrião humano de dois dias. Considere as seguintes afirmações sobre essa nova metodologia.
I - Ela permite o desenvolvimento de cultura de células-tronco embrionárias sem destruir o embrião.
II - A célula retirada provém do botão embrionário.
III - A célula retirada denomina-se blastômero.
Quais estão corretas:

Fuvest 2010 - 1a fase
Recomenda-se que apenas os casos graves de gripe (influenza) causada pelo virus A (H1N1) sejam medica dos com antiviral. Essa precaução leva em conta as altas taxas de mutação a que os virus de influenza estão sujeitos, pois

ENEM 2008 - prova amarela
Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante.
Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. "O jogo da evolução". In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).
A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém

ENEM 2008 - prova amarela
Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma - medido pelo número de pares de bases (pb) -, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela abaixo.


De acordo com as informações acima,

UOL Cursos Online

Todos os cursos