Semana 10 Química

ITA 2010

Em cinco béqueres foram adicionados 50 mL de uma solução de referência, que consiste de uma solução aquosa saturada em cloreto de prata, contendo corpo de fundo, a 25oC e 1 atm. A cada béquer, foram adicionados 50 mL de uma solução aquosa diluída diferente, dentre as seguintes:
I - Solução de cloreto de sódio a 25oC.
II - Solução de glicose a 25oC.
III - Solução de iodeto de sódio a 25oC.
IV - Solução de nitrato de prata a 25oC.
V - Solução de sacarose a 50oC.

Considere que o corpo de fundo permanece em contato com as soluções após rápida homogeneização das misturas aquosas e que não ocorre formação de óxido de prata sólido. Nestas condições, assinale a opção que indica a(s) solução(ões), dentre as acima relacionadas, que altera(m) a constante de equilíbrio da solução de referência.

ITA 2010

Uma solução aquosa de HCl 0,1 mol L-1 foi titulada com uma solução aquosa de Na OH 0,1 mol L-1. A figura abaixo apresenta a curva de titulação obtida em relação à condutância da solução de HCl em função do volume de NaOH adicionado.


Com base nas informações apresentadas nesta figura, assinale a opção ERRADA.

Fuvest 2010 - 2a fase

Determinou-se o número de moléculas de água de hidratação (x) por molécula de ácido oxálico hidratado (H2C2O2 . xH2O), que é um ácido dicarboxílico. Para isso, foram preparados 250 mL de uma solução aquosa, contendo 5,04 g de ácido oxálico hidratado. Em seguida, 25,0 mL dessa solução foram neutralizados com 16,0 mL de uma solução de hidróxido de sódio, de concentração 0,500 mol/L.


a) Calcule a concentração, em mol/L, da solução aquosa de ácido oxálico.
b) Calcule o valor de x.

Resposta:

Fuvest 2007 - 2a fase

O Brasil é campeão de reciclagem de latinhas de alumínio. Essencialmente, basta fundi-las, sendo, entretanto, necessário compactá-las, previamente, em pequenos fardos. Caso contrário, o alumínio queimaria no forno, onde tem contato com oxigênio do ar.

a) Escreva a equação química que representa a queima do alumínio.
b) Use argumentos de cinética química para explicar por que as latinhas de alumínio queimam, quando jogadas diretamente no forno, e por que isso não ocorre, quando antes são compactadas?

Uma latinha de alumínio vazia pode ser quebrada em duas partes, executando-se o seguinte experimento:
- Com uma ponta metálica, risca-se a latinha em toda a volta, a cerca de 3 cm do fundo, para remover o revestimento e expor o metal.
- Prepara-se uma solução aquosa de Cu Cl2, dissolvendo-se 2,69 g desse sal em 100 mL de água. Essa solução tem cor verde-azulada.
- A latinha riscada é colocada dentro de um copo de vidro, contendo toda a solução aquosa de Cu Cl2, de tal forma a cobrir o risco. Mantém-se a latinha imersa, colocando-se um peso sobre ela.
Após algum tempo, observa-se total descoramento da solução e formação de um sólido floculoso avermelhado tanto sobre o risco, quanto no fundo da latinha. Um pequeno esforço de torção sobre a latinha a quebra em duas partes.

c) Escreva a equação química que representa a transformação responsável pelo enfraquecimento da latinha de alumínio.
d) Calcule a massa total do sólido avermelhado que se formou no final do experimento, ou seja, quando houve total descoramento da solução.
Dados: massa molares (g/mol)
Cu ................. 63,5
Cl................. 35,5

Resposta:

Fuvest 2007 - 2a fase

Foi realizado o seguinte experimento, em quatro etapas:
I) Em um copo de vidro, contendo alguns pregos de ferro lixados, foi colocada uma solução de tintura de iodo (iodo em solução de água e álcool comum, de cor castanho-avermelhada), em quantidade suficiente para cobrir os pregos. Depois de algumas horas, observou-se descoloração da solução.
II) A solução descolorida foi despejada em um outro copo, separando-se-a dos pregos.
III) À solução descolorida, foram adicionadas algumas gotas de água sanitária (solução aquosa de hipoclorito de sódio, cujo pH é maior que 7). Observou-se o reaparecimento imediato da cor castanho-avermelhada e formação de um precipitado.
IV) Adicionaram-se, à mistura heterogênea obtida em III, algumas gotas de ácido clorídrico concentrado. A solução continuou castanho-avermelhada, mas o precipitado foi dissolvido.

a) Escreva a equação química balanceada para a reação que ocorre na etapa I.
b) Quais os produtos das transformações que ocorrem na etapa III?
c) Escreva a equação química balanceada para a reação que ocorre na etapa IV.

Observações:
Hipoclorito, ClO--, é um oxidante que se reduz a cloreto, Cl--, em meio aquoso.
O precipitado da etapa III envolve o cátion formado na etapa I.
Na tintura de iodo, o álcool está presente apenas para aumentar a solubilidade do iodo.

Resposta:

UOL Cursos Online

Todos os cursos