Semana 10 Biologia

Fuvest 2005 - 2a fase
Foram realizados cruzamentos entre uma linhagem pura de plantas de ervilha com flores púrpuras e grãos de pólen longos e outra linhagem pura, com flores vermelhas e grãos de pólen redondos. Todas as plantas produzidas tinham flores púrpuras e grãos de pólen longos. Cruzando-se essas plantas heterozigóticas com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e grãos de pólen redondos, foram obtidas 160 plantas:
62 com flores púrpuras e grãos de pólen longos,
66 com flores vermelhas e grãos de pólen redondos,
17 com flores púrpuras e grãos de pólen redondos,
15 com flores vermelhas e grãos de pólen longos.
Essas frequências fenotípicas obtidas não estão de acordo com o esperado, considerando-se a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente).

a) De acordo com a Segunda Lei de Mendel, quais são as freqüências esperadas para os fenótipos?
b) Explique a razão das diferenças entre as freqüências esperadas e as observadas.

Resposta:

a) A característica de flores púrpuras é representada pelo alelo dominante V; e a de flores vermelhas, pelo v. A característica de grãos de pólen longos é representada pelo alelo dominante R; e a de grãos de pólen redondos, pelo r. Sendo assim, o genótipo dos parentais é:
VVRR e vvrr.
A F1 resultante do cruzamento entre eles é: VvRr.
Cruzando a F1 resultante com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e grãos de pólen redondos (vvrr), teremos de acordo com a 2a Lei de Mendel as seguintes frequências fenotípicas:


b) A provável razão dessa diferença se deve ao fato dos genes em questão (para cor da flor e formato do grão de pólen) possivelmente estarem localizados no mesmo cromossomo (linkage, ligação fatorial ou ligação gênica), alterando a freqüência determinada pela 2a Lei de Mendel.

Fuvest 2010 - 2a fase
Nas células somáticas de um animal, um cromossomo tem os alelos M1, Q1, R1 e T1, e seu homólogo possui os alelos M2, Q2, R2 e T2.

a) Na folha de respostas, está esquematizada uma célula germinativa desse animal com esses cromossomos duplicados. Ordene os alelos dos lócus M, Q, R e T nesses cromossomos.
b) Admitindo a ocorrência de um único crossing-over (permutação) entre os lócus Q e R na divisão dessa célula germinativa, esquematize as células resultantes dessa divisão com os respectivos alelos dos lócus M, Q, R e T.
 

Resposta:

a) O esquema fica:


b) Admitindo a ocorrência de um único crossing-over (permutação) entre os lócus Q e R na divisão dessa célula germinativa, o resultado final da meiose será:

UFV 2004
Suponha que um evento de mutação permitiu ao homem-aranha secretar a seda formadora de teia. Esse único evento resultou na formação de um alelo (S) autossômico e dominante, mas com expressão influenciada pelo sexo. Desta forma, mulheres-aranha seriam esperadas na população apenas se tal alelo ocorresse em homozigose (SS). Considerando que o homem-aranha é o único a ter essa mutação, a expectativa quanto aos fenótipos de seus futuros descendentes poderá ser uma entre as possibilidades abaixo.
Assinale a afirmativa CORRETA:

Unirio 2000
A reprodução da maioria dos seres vivos envolve um processo sexual onde se alternam os fenômenos de meiose e fecundação. No homem, a meiose é gamética, e a fecundação reconstitui a diploidia. Qual dos pares de gametas representados a seguir poderá originar um zigoto que desenvolverá um embrião normal do sexo masculino?

UFC 2008
Considere o hederograma a seguir:


Os símbolos escuros referem-se às pessoas com daltonismo. Analisando o heredograma e sabendo-se que o daltonismo é causado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X, podemos afirmar que:

UOL Cursos Online

Todos os cursos