Semana 1 Português

Dos termos sublinhados nas frases abaixo, o único que está inadequado ao contexto ocorre em:

A frase em que todos os vocábulos grifados estão corretamente empregados é:

Reportagem da Folha de S. Paulo informa que o presidente do Brasil assinou decreto estabelecendo prazos para o país colocar em prática o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que unifica a ortografia nos países de língua portuguesa. Na matéria, há um quadro comparativo que mostra alterações na ortografia estabelecidas em diferentes datas:

Após as reformas de 1931 e 1943: Êles estão tranqüilos, porque provàvelmente não crêem em fantasmas.

Após as alterações de 1971: Eles estão tranqüilos, porque provavelmente não crêem em fantasmas.

Após o novo acordo, a vigorar a partir de janeiro de 2009: Eles estão tranquilos, porque provavelmente não creem em fantasmas.

Sobre o acordo, a reportagem ainda informa:

As regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entram em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009, vão afetar principalmente o uso dos acentos agudo e circunflexo, do trema e do hífen. Cuidado: segundo elas, você não poderá mais dizer que foi mordido por uma jibóia, e sim por uma jiboia. (...)

(Adaptado de E. Simões, "Que língua é essa?". Folha de S. Paulo, Ilustrada, p. 1, 28/09/2008.)

a) O excerto acima supõe que alterações ortográficas modifiquem o modo de falar uma língua. Mostre a palavra utilizada que permite essa interpretação. Levando-se em consideração o quadro comparativo das mudanças ortográficas e a suposição expressa no excerto, explique o equívoco dessa suposição.

Ainda sobre a reforma ortográfica, Diogo Mainardi escreveu o seguinte:

Eu sou um ardoroso defensor da reforma ortográfica. A perspectiva de ser lido em Bafatá, no interior da Guiné-Bissau, da mesma maneira que sou lido em Carinhanha, no interior da Bahia, me enche de entusiasmo. Eu sempre soube que a maior barreira para o meu sucesso em Bafatá era o C mudo [como em facto na ortografia de Portugal] (...)

(D. Mainardi, "Uma reforma mais radical". Revista VEJA, p. 129, 8/10/2008.)

b) O excerto acima apresenta uma ironia. Em que consiste essa ironia? Justifique

Resposta:

a) "Jibóia"/"jibóia". O equívoco ocorre porque não haverá alteração de pronúncia. Assim, o ditongo aberto (ói), que não mais terá acento agudo (oi), permanecerá com a mesma pronúncia (aberta). Já em relação ao quadro comparativo, antes de 1971 o pronome "êles" apresentava acento circunflexo e, após 1971, o acento foi eliminado, porém a pronúncia não foi alterada. Agora, em 2009, foram abolidos o trema (tranqüilos) e acento circunflexo de êem (crêem), no entanto, as pronúncias dessas formas continuam inalteradas.

b) A ironia consiste em expressar o contrário do que se escreve. Assim, não é um fato sem importância, como a presença de c mudo em alguns vocábulos, o que o impediria de ser entendido ou ter sucesso em seus artigos.

Assinale a alternativa adequada para preencher as lacunas do texto abaixo, de acordo com o padrão culto da língua.

O intendente não havia previsto a possibilidade ________ tropa permanecer tanto tempo no local. Como informa a correspondência, os soldados não recebiam ______ quase seis meses. Em virtude da falta de pagamento dos salários, __________ à míngua as pessoas da cidade. Foi necessário que o general __________________ para dar solução ao caso.

Assinale a alternativa em que os verbos impregnar, optar, suar e estrear  preenchem corretamente as lacunas das frases abaixo:

Esse tipo de tinta __________________ de cheiro acre a roupa da loja.

O coronel sempre __________________ pelo praça de maior destreza para dirigir a viatura.

Nos dias de calor, ele __________________ demais; por isso, o ar-condicionado do carro.

O cantor __________________ no teatro da Barra ontem,à noite. Um sucesso!

UOL Cursos Online

Todos os cursos