Semana 1 Biologia

ENEM 2007
Ao beber uma solução de glicose (C6H12 O6), um corta-cana ingere uma substância

PUC

No homem, a carência da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois associa-se a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da _________ que permitem a visão da luminosidade. 
Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa: 



UFPI

As pessoas que sofrem de osteoporose apresentam uma redução do nível de cálcio no organismo, o que leva à fragilidade dos ossos e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos, nos casos mais sérios, e exercícios físicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, é necessário que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absorção do cálcio. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da:

Enem 2002

O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas. Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:

1º descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;?

2º resfriá-las em água corrente;?

3º conservá-las na geladeira.?

A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento.?

UOL Cursos Online

Todos os cursos