Questão 5 Biologia

Unicamp - 2007 - 2a fase
Analise o gráfico abaixo, no qual é mostrada a variação do nível de oxigênio na atmosfera terrestre em função do tempo em bilhões de anos.


a) Em que período (A ou B) devem ter surgido os primeiros organismos eucariotos capazes de fazer respiração aeróbica? E os primeiros organismos fotossintetizantes? Justifique as duas respostas.
b) Qual organela celular foi imprescindível para o aparecimento dos organismos eucariotos aeróbicos? E para os organismos eucariotos fotossintetizantes?
c) Explique a teoria cientificamente mais aceita sobre a origem dessas organelas. Dê uma característica comum a essas organelas que apóie a teoria.

Resposta:

a) O período A representa o surgimento dos primeiros organismos fotossintetizantes, pois a seguir verifica-se o aumento na taxa de oxigênio atmosférico. O ponto B representa o surgimento dos primeiros organismos eucariontes aeróbicos, pois nesse momento já existia oxigênio necessário a ocorrência da respiração celular aeróbica.
b) A organela essencial aos organismos eucariontes aeróbicos é a mitocôndria, responsável pela respiração celular aeróbica. Para os organismos eucariontes autótrofos a organela essencial é o cloroplasto, responsável para a fotossíntese.
c) A Teoria da Endossimbiose cita que cloroplastos e mitocôndrias, em tempos remotos, teriam sido células procarióticas, que se associaram mutualisticamente às células eucarióticas; com o tempo, a interação foi tão intensa que os seres procariontes passaram a ser organelas integrantes. As características presentes nas mitocôndrias e cloroplastos que apóiam a Teoria da Endossimbiose são: presença de DNA e ribossomos próprios.

UOL Cursos Online

Todos os cursos