Questão 34 - Fuvestão 2013

Fuvestão 2013

Mananciais de Abastecimento: A cidade de Manaus utiliza, para a produção de água, o Rio Negro, manancial superficial, e o Álter do Chão, manancial subterrâneo.
Processo de Tratamento: A água captada nos mananciais é submetida a um processo de tratamento antes de ser liberada ao consumo. No caso da água do Rio Negro, além da sua cor escura, destaca-se a alta acidez. Esta condição obriga a realizar uma correção para aumentar a alcalinidade e corrigir a acidez (pré-alcalinização). Isso é necessário para ter as condições químicas ideais para as etapas seguintes do tratamento. Essa correção é feita na adutora de água bruta, antes da chegada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Ismael, onde passará pelas etapas de coagulação, floculação, clarificação, filtração, desinfecção e ajuste final de pH.
A água do manancial subterrâneo é captada por meio de poços profundos. Essa água passa por um processo em que recebe cloro antes de chegar às casas dos consumidores.
Esquema de abastecimento de água:

A substância que pode ser corretamente utilizada na etapa de pré-alcalinização da água do Rio Negro é representada pela fórmula

UOL Cursos Online

Todos os cursos