UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Curso seqüencial é o mesmo que curso de graduação?

Da Redação
Em São Paulo

Folha Imagem

Seqüenciais dão diploma de conhecimento, não de graduação

Seqüenciais dão diploma de conhecimento, não de graduação

Cursos sequënciais oferecem formação técnica de nível superior em num período médio de dois anos. Exatamente pela rapidez com que forma o profissional, esses cursos têm sido cada vez mais procurados por estudantes de nível médio de todo o país. Mas, afinal, esse curso é o mesmo que graduação?

Os cursos seqüenciais foram criados em 1999, a partir de modelos semelhantes dos Estados Unidos e Canadá, com o objetivo de permitir o ingresso do estudante mais cedo no mercado de trabalho. Assim, ele confere formação de caráter técnico e dá um certificado que atesta conhecimento acadêmico em determinada área, mas não um diploma de graduação.

Os sequenciais podem ser voltados para uma formação específica (fornecem diploma) ou para a complementação dos estudos (fornecem certificado). Eles podem ser feitos após a conclusão do ensino médio ou após a graduação, a título de aprimoramento profissional.

A critério das instituições de ensino superior, as disciplinas dos cursos seqüenciais de formação específica podem ser aproveitadas pelo aluno que vier a fazer uma graduação. É necessário, entretanto, que o aluno passe por processo seletivo, obrigatório para o acesso a cursos de graduação superior, e que as disciplinas a serem aproveitadas integrem e equivalham àquelas do currículo pretendido.

De acordo com a legislação em vigor, cabe aos órgãos de classe e conselhos profissionais, a regulamentação das profissões e a habilitação para o exercício profissional. Assim, as atribuições profissionais dos alunos de cursos seqüenciais de áreas cujas profissões são regulamentadas devem ser definidas pelos respectivos órgãos reguladores do exercício da profissão.

Principais dúvidas
  • O que são cursos seqüenciais?
    Cursos de nível superior que oferecem formação técnica

  • Quais os tipos de cursos sequenciais?
    Há cursos de formação específica (para quem conclui o ensino médio) e de complementação de estudos (destinado a quem tem diploma de graduação)

  • Quais as carreiras oferecidas nos seqüenciais?
    Comunicação, gestão escolar, gestão e planejamento de marketing e vendas, gastronomia, cosmetologia, administração hoteleira e criação de websites, entre outras

  • Quanto tempo dura o curso?
    Em média, dois anos

  • Precisa fazer vestibular para curso seqüencial?
    Depende da instituição de ensino, já que não há critérios definidos pelo MEC

  • Curso seqüencial dá diploma?
    Recebe-se um certificado de nível superior, mas não de graduação

  • É possível fazer pós?
    Após o curso, o estudante poderá fazer cursos de pós-graduação "lato sensu" (em que as pessoas assistem aulas, mas não defendem teses), mas não de "stricto sensu" (mestrado e doutorado)

  • Esses cursos têm o reconhecimento do MEC?
    Os cursos de complementação de estudo não necessitam de reconhecimento. Os de formação específica devem cumprir a proposta apresentada ao MEC, antes da autorização.

    Mais informações podem ser obtidas na Coordenação Geral dos Cursos Seqüenciais, no site do MEC, ou pelos telefones (061) 2104-9209 e 2104-9205. E-mail: sesu-seq@mec.gov.br
  • OUTRAS DICAS










    Mais Dicas