UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



30/08/2006

Dinossauros brasileiros
Maxakalisaurus topai é a maior espécie que habitou o país

Antonio Carlos Olivieri*
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Vanderlei de Souza/AFP

O Maxakalisaurus topai exposto no Museu Nacional da UFRJ

O Maxakalisaurus topai exposto no Museu Nacional da UFRJ

A lista dos dinossauros que viveram em território brasileiro acaba de aumentar. Seu mais novo integrante é Maxakalisaurus topai que foi apresentado ao público em agosto de 2006, com a exposição de seu esqueleto reconstruído no Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O esqueleto é, na verdade, uma réplica de resina, em tamanho natural, 13 metros, de um animal que pesava quase nove toneladas e viveu há cerca de 80 milhões de anos. Ao lado dela, há alguns dos fósseis reais do Maxacalissauro, que foram descobertos no município de Prata (MG) e serviram de base para a reconstituição.

Para extrair da terra o fóssil de seis toneladas, encontrado durante a construção de uma estrada no local, foram precisos quatro anos de trabalho: de 1998 a 2002. O nome do espécime foi dado em homenagem à tribo indígena dos maxacalis, daquela região, e a Topai, uma de suas divindades. Por enquanto, o Maxakalisaurus topai é considerado o maior dinossauro brasileiro, embora existam materiais maiores que ainda não foram devidamente estudados.

Família dos titanossauros
O Maxacalissauro pertence à família dos titanossauros, da qual outros espécimes já haviam sido encontrados no Brasil e também na Argentina (Argentinosaurus huinculensis).

Essa família pertence à infra-ordem dos saurópodes (veja quadro ao final do texto) que é o próprio estereótipo do dinossauro, isto é, o tipo de animal que vêm à imaginação das pessoas ao ouvir a palavra. Trata-se de um animal de corpo enorme, cauda e pescoço longos e cabeça pequena.

Apesar de apresentarem características semelhantes, os saurópodes compreendem um grande grupo de espécimes que viveram em ambientes muito distintos. Seus representantes mais famosos são o Braquiossauro, o Diplodocus e o Apatossauro, mais conhecido por "Brontossauro" - cujo filé é um dos pratos favoritos de Fred Flintstone. A propósito, o Diplodocus é o único herbívoro a se destacar no primeiro filme da série "Jurassic Park", sendo o primeiro dinossauro a ser avistado pelo casal de cientistas vividos por Sam Neil e Laura Dern.

Enormes herbívoros
Todos os saurópodes eram herbívoros. Seu tamanho não constituía uma proteção eficiente contra predadores carnívoros. Mesmo assim, entre eles se encontravam alguns dos maiores animais que já caminharam sobre a terra. É o caso do Seismosaurus halli, encontrado no Novo México (EUA) que atingia 52 metros de comprimento e pesava entre 40 e 50 toneladas.

Quanto aos titanossauros, de um modo geral, variavam entre seis e 20 metros de comprimento. Possuíam crânios pequenos e dentes finos, longos e pontudos. De suas características diagnosticadas, destaca-se o formato particular do encaixe das vértebras caudais.

Juntamente com outros dinossauros, os titanossauros habitaram a terra no final da Era mezozóica, ou mais precisamente nos períodos Jurássico e Cretáceo, que têm seu início remontando, respectivamente, a 200 milhões e 135 milhões de anos atrás.

Originaram-se em áreas de Gondwana, a parte sul do supercontinente Pangea, que existiu até o Cretáceo, dividindo-se posteriormente e dando origem a América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia. O fato de se encontrarem outras formas de titanossauros na Europa e nos Estados Unidos levou à hipótese de uma migração.

Classificação científica
Vale a pena lembrar que a grande quantidade de fósseis já encontrada permitiu aos cientistas estabelecerem uma taxonomia ou classificação dos dinossauros, assim como ocorre com os demais seres vivos. Veja no quadro abaixo a classificação da família dos titanoassauros, cujo mais novo espécime é o Maxikalisaurus topai.

Reino
Animalia
Filo
Chordata
Classe
Reptilia
Superordem
Dinosauria
Ordem
Saurischia
Subordem
Saurodomorpha
Infra-ordem
Sauropoda
Famílias
Brachiosauridae
Camarasauridae
Cetiosauridae
Diplodocidae
Euhelopodidae
Nemegtosauridae
Titanosauridae
Vulcanodontidae

*Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação.
ÍNDICE DE ATUALIDADES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL

ÚLTIMAS ATUALIDADES
26/11/2010

Marinheiros exigem tratamento justo

19/11/2010

Epidemia já matou mais de mil

12/11/2010

Entenda o que é a "guerra cambial"

05/11/2010

Dilma é primeira mulher eleita presidente no Brasil

29/10/2010

A revolta dos jovens contra as mudanças nas aposentadorias

22/10/2010

O resgate que emocionou o mundo

15/10/2010

O legado do ex-Beatle

08/10/2010

Vinte anos depois, diferenças ainda dividem o país

01/10/2010

Escândalos políticos e marasmo dão o tom

29/09/2010

Entenda por que as eleições no Brasil importam no cenário internacional

Mais Atualidades