UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



01/06/2006

Bric
Brasil tem menor crescimento que Rússia, Índia e China

Cíntia Cardoso
Da Folha de S.Paulo
Apesar de o termo Bric colocar o Brasil ao lado da Rússia, da Índia e da China, o desempenho da economia brasileira ficou aquém daquele observado entre os seus pares. Na comparação com outros países emergentes, o Brasil também sai perdendo.

No primeiro trimestre deste ano, enquanto o PIB brasileiro cresceu 3,4% ante o mesmo período de 2005, o russo teve uma expansão de 4,6%. Já as economias indiana e chinesa cresceram 9,3% e 10,3%, respectivamente.
Na lista de obstáculos à frente do Brasil, economistas ouvidos pela Folha apontam as taxas de juros mais elevadas que a dos demais países em desenvolvimento, a carga tributária pesada, que leva 38% do PIB, e arcabouços regulatórios considerados confusos pelos investidores internacionais.

A economista-chefe do BES Investimento, Sandra Utsumi, argumenta também que o perfil da economia brasileira reúne algumas características negativas dos países desenvolvidos -legislação trabalhista pouco flexível e o fardo da Previdência Social nas contas públicas, por exemplo- e ineficiências típicas de países em fase de desenvolvimento. Diante disso, diz Utsumi: "Para o histórico recente brasileiro, o resultado foi bom, mas acabou evidenciando as restrições ao crescimento brasileiro em relação a outros emergentes".

Ao fazer uma análise da economia brasileira, o autor do termo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o economista do Goldman Sachs Jim O'Neill, destacou alguns elementos que atravancam a economia brasileira. "A dívida externa, a corrupção, a regulamentação e a estabilidade política são itens nos quais o Brasil precisa trabalhar mais", disse. Mesmo com a ressalva, O'Neill enfatiza que o país ainda merece pertencer ao grupo Bric.

Setor externo
Uma dificuldade conjuntural também ajuda a explicar o desempenho mais modesto ante os demais emergentes. Na comparação pontual com países asiáticos como a Malásia, a Indonésia e a Coréia do Sul, dá para observar que a taxa de câmbio desvalorizada ajuda as exportações desses países. Com isso, eles conseguem se beneficiar mais do crescimento da economia mundial e acelerar o crescimento do PIB.

No caso da Índia, foi o dinamismo do setor de manufaturados e o impulso das exportações que alavancaram o PIB do primeiro trimestre deste ano.
Já o Brasil, mesmo com as recentes altas da cotação do dólar, ainda sente o efeito da apreciação cambial. "Neste ano, não são as exportações que vão comandar o crescimento do Brasil. No segundo trimestre, o câmbio causará um efeito de baixa mais forte nas vendas externas", afirmou Alex Agostini, da consultoria Austin Rating.

Sem inveja
A comparação com países de porte semelhante ao do Brasil suscita o debate sobre a possibilidade de a economia brasileira conseguir acompanhar o ritmo das economias asiáticas. Os economistas afirmam que, como o Brasil começou a crescer bem antes desses países, a tendência natural é a de ter hoje taxas de crescimento menores.
Para O'Neill, uma meta desejável para o Brasil é manter uma média anual constante de 3,7% pelas próximas décadas.
A avaliação da economista do BES Investimento é semelhante: "Não adianta o Brasil ter surtos de alto crescimento que não conseguirão se sustentar".

Leia também:
  • Entenda o que é PIB e como é feito o seu cálculo
  • ÍNDICE DE ATUALIDADES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL

    ÚLTIMAS ATUALIDADES
    26/11/2010

    Marinheiros exigem tratamento justo

    19/11/2010

    Epidemia já matou mais de mil

    12/11/2010

    Entenda o que é a "guerra cambial"

    05/11/2010

    Dilma é primeira mulher eleita presidente no Brasil

    29/10/2010

    A revolta dos jovens contra as mudanças nas aposentadorias

    22/10/2010

    O resgate que emocionou o mundo

    15/10/2010

    O legado do ex-Beatle

    08/10/2010

    Vinte anos depois, diferenças ainda dividem o país

    01/10/2010

    Escândalos políticos e marasmo dão o tom

    29/09/2010

    Entenda por que as eleições no Brasil importam no cenário internacional

    Mais Atualidades